Diario Mulher

Tratamento do silêncio: uma tática abusiva de controle


                 E como se deve lidar com o tratamento silencioso recebido? Aqui estão algumas dicas; 
Evitar o isolamento, pois ao manter relacionamento com a família, amigos, vizinhos ou colegas de trabalho, a pessoa se sente menos só e se fortalece.
Manter-se numa ocupação prazeirosa, como investir num hobby, numa saída, num projeto ou leitura, para que se distraia e neutralize a hostilidade silenciosa do parceiro.
Não perder de vista os valores pessoais. Um dos problemas de estar em um relacionamento abusivo é esquecer de quem se é e acabar sendo vítima de perspecticídio, técnica de manipulação em que uma pessoa sujeita a outra ao seu domínio total. Não se deve permitir que opiniões, desejos e objetivos sejam desconsiderados. 
Procurar uma terapia para se aconselhar, desabafar e se fortalecer. 
Considerar terminar o relacionamento. Às vezes é o caminho mais seguro para encontrar a paz e evitar um abuso maior ainda, que pode culminar em morte violenta. 


               A linda técnica de enfermagem, Jacilene Souza, se emociona toda vez que ajuda um bebê a nascer. Trabalhando há quase dez anos em renomadas maternidades, ela é responsável pelos primeiros atendimentos ao recém-nascido. Vê-los vir ao mundo a faz renascer e, a cada parto, ela diz se fortalecer e encarar a vida com mais esperança e capacidade de se renovar. Jaci, como é docemente conhecida (todo mundo a adora. Ela é puro carisma!) é expert na arte de superação e afirma que cair não é o problema, pois é o levantar que define a potência da pessoa. Ela ensina que para se reconstruir depois de uma queda, deve-se procurar as raizes, saber de onde veio e  investir no autoconhecimento. Quanto mais souber sobre si, vislumbrando com carinho e verdade os pontos positivos e negativos da personalidade, mais chance de lidar com qualquer intempérie do cotidiano. Esta sabedoria também foi construída, quando trabalhou durante seis anos com pacientes queimados. O desespero deles a sensibilizava e seu tratamento afetuoso os acalmava. Era muita dor envolvida, onde ela aprendeu a ser resiliente e hoje é uma mulher que nos inspira a sermos guerreiras, sem perder a ternura. Espirituosa e inteligentíssima, conversar com ela é a certeza de deliciosas gargalhadas. Ao lado dos filhos Otacílio, 22 anos, e Mariana, 17 anos, ela parece irmã, pois além de bela, tem aparência muito jovial. Disputada pelas equipes médicas, esta competente profissional segue plena pleníssima pela existência, deixando um rastro de bondade e alegria por todos os caminhos que passa. Um exemplo de ser humano para todos nós. 


Se você é alta e quer se vestir lindamente, valorizando sua altura, confira estas dicas: 

.Invista em pantalonas com cós alto e a cintura bem marcada, para garantir um verdadeiro estilo comfy-chic, realçando o corpo longilíneo.
.Use pantacourts, cuja  modelagem ampla e leve é a peça-chave para o armário da mulher alta. 
. Aposte em acessórios como brincos e colares compridos, echarpes e lenços, pois ajudam a colocar o foco da produção em uma região diferente.
. As bolsas podem ser de tamanhos médios ou maxi. Evite modelos pequenos ou carteiras de mão.
. Os saltos podem ser usados, desde que médios ou baixos, sem exageros. As rasteirinhas e sapatilhas são as mais indicadas para o dia a dia.
. Evite looks monocromáticos, porque uma cor só alonga a silhueta
. Invista em cores, tom sobre tom e estampas variadas.
. Para quem tem pernas longas ou pouca cintura, o ideal é colocar calças de cintura baixa e blusas de maior comprimento, para dar mais proporção ao corpo.
. Evitar peças muito ajustadas e minis. 
. Usar vestidos longos e macacões, que acentuam as curvas.
. Contrabalançar tops sequinhos e calças amplas, tudo na intenção de harmonizar a proporção do corpo. 


A anatomia feminina favorece a presença de doenças renais, porque a mulher possui uma uretra menor que a dos homens e mais próxima ao ânus, facilitando a proliferação de bactérias do intestino, que levam a infecções urinárias mais frequentes. Essas infecções podem afetar a uretra (uretrite), bexiga (cistite) e os rins (piolonefrite). Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 1 em cada 4 mulheres (entre 65 e 74 anos) possui alguma doença renal crônica. Assim, as mulheres adultas têm 50 vezes mais chance de adquirir uma infecção do trato urinário do que os homens. O risco da doença renal crônica está atrelado à pressão alta, diabetes, histórico familiar, excesso de peso, tabagismo, doença cardiovascular. Os sintomas são: falta de apetite, cansaço, palidez cutânea, inchaço nas pernas, aumento da pressão arterial, alteração dos hábitos urinários, como urinar mais à noite e urinar com sangue ou espumosa. Para prevenir, recomenda-se uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e proteínas magras e pobre em gorduras, alimentos processados e sal. Tudo isso ajuda a prevenir diabetes, doenças cardíacas e outras condições associadas à doença renal crônica. Aliás, reduzir o sal é uma medida importante, sendo que a ingestão deve ser, no máximo, de 5 a 6 gramas por dia (uma colher de chá). O excesso de gordura no corpo também está relacionado a problemas como a Doença Renal Crônica, possivelmente pela sobrecarga contínua de filtragem do órgão e por mecanismos que levam a uma hipertensão de estruturas dentro do rim. Por isso, é bom controlar o peso e praticar exercícios físicos. Ademais, consumir bastante líquido ajuda os rins a limpar o sódio, a ureia e as toxinas do corpo, resultando em um "risco significativamente menor" de desenvolver  doença renal crônica, de acordo com estudos. O recomendável pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) é beber 1,5 a 2 litros de água por dia. Não fumar também é importante. O tabagismo retarda o fluxo de sangue para os rins, prejudicando sua capacidade de funcionar corretamente. Fumar também aumenta o risco de câncer de rim em cerca de 50%, segundo a Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN, na sigla em inglês).  Não se automedicar é outro fator de relevância. Anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, são conhecidos por causar danos nos rins se tomados em excesso e sem orientação médica. Esses medicamentos não representam perigo se os seus rins são saudáveis e usado apenas para emergências.
Deve-se controlar a glicemia quando houver histórico na família.  Cerca de metade das pessoas com diabetes sofrem danos nos rins, por isso é importante que as pessoas façam testes regulares para verificar as funções renais e os níveis de açúcar no sangue. Portanto, se a pessoa tem diabetes, hipertensão arterial, é obeso, tem doença cardiovascular e histórico de doença renal crônica na família deve visitar o médico regularmente. 


Os exercícios abdominais são poderosos na hora de afinar a cintura, pois fortalecem a área e estreitam a cintura, deixando-a mais harmoniosa. São eles: 

.Crunch: Deite de costas, com as pernas dobradas e os pés apoiados no chão. Coloque as mãos atrás da cabeça e levante o tronco. Não pressione a cervical, que é a parte da coluna vertebral, que ocupa a região do pescoço e se estende até a região do tórax. A tensão deve estar toda no abdômen.

.Torção: sente-se no chão com as pernas flexionadas e os pés apoiados. Deixe o tronco cair um pouco para trás e torça, primeiro para um lado e depois para o outro.

.Oblíquo: na mesma posição adotada para o crunch, tente tocar com o ombro direito a perna esquerda e vice-versa.


A cantora e compositora, Nena Queiroga, é defensora da cultura pernambucana e de causas sociais como enfrentamento à violência contra a mulher, direitos da população com deficiência ou síndromes raras, da população LGBTQIA%2b , crianças e idosos em situação de vulnerabilidade. Tem duas instituições sociais: Lar Manuel Quintão, em Olinda e o Lar Fraterno Vovó Cavendish, em Sertânia. Já foi a Homenageada do Carnaval do Recife e é compositora, junto com André Rio e Beto Leal, de famoso hino carnavalesco: CHUVA DE SOMBRINHAS. Filha de Mêves Gama e Luiz Queiroga, grandes nomes da época de outo do rádio, mãe da cantora e compositora Ylana Queiroga e do multiinstrumentista e produtor musical Yuri Queiroga, avó apaixonada de Bento, Tomé e Flora. Vamos ver as preferências desta talentosa artista, muito amada por todos:

. Filme que indica: Pequena Miss Sunshine
. Perfume que gosta de usar : La Vie Rosé- Euro Parfum
. Comida predileta : Dobradinha
. Bebida preferida: Espumante
. Música favorita : Germinar ( Ylana Queiroga/Flaira Ferro)
. Livro de cabeceira : Evangelho segundo o Espiritismo (mesmo sem ter religião)
. Qual é o grande sonho que já realizou? : Gravar meu DVD na rua pra todo mundo poder ir
. Maior qualidade : Minha capacidade de amar incondicionalmente 
. Um defeito: Sou muito medrosa, mas estou curando com Hipnoterapia e Reprogramação Mental
. O que mais aprecia nos amigos? A fidelidade
. O que mais lhe irrita? 
. O que é felicidade? É um estado de amor, alegria e paz
. Paisagem mais linda que já viu : Ver o Cristo Redentor da Lagoa é sempre uma paisagem que me deixa em estado de felicidade. A segunda é ver de cima, a paisagem de Recife e Olinda se juntando no mar
. Maior desejo : Poder viver com amor, por amor e para o amor
. Um lema : Orai e vigiai
. O que gosta de fazer no tempo livre? Ver novela, desenho infantil ou comédia romântica
. Um desejo : Um desejo material é ir na Disney abraçar o Mickey
. Um conselho : Faça pelos outros o que você gostaria que fizessem por você!
. Uma paixão : Minha família 
. O que é sucesso ? Querer, tentar e conseguir! Isso é sucesso pra mim!!
. O que é ser leve ? É viver o momento presente, sem ser inconsequente, mas sem ficar presa ao passado ou ao futuro. Os dois estão no presente.  
. O que é ser mulher ? É ser Potência, Criação, Força, Coragem, Resiliência, Amor, Afeto, Superação, Garra e Amor, tudo junto num só ser 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...