Pessoas com comportamento passivo-agressivo, na hora da raiva, soltam indiretas, ficam de debochezinho, soltando piadinha, usando de palavras dúbias, sarcasmo, um cinismo bem declarado. Falam frases conciliadoras como: “Está tudo bem, eu entendo", "Não precisa se preocupar" ou “Eu só queria ajudar", só que num tom agressivo ou com olhar raivoso. Quem recebe esse tratamento tem a sensação de que a situação ficou mal resolvida e ainda pode se sentir com culpa. Em suma, a vítima do passivo-agressivo sofre, porque ele age de forma calculada, para que a dúvida paire no ar. Essa ambiguidade é um tipo de manipulação, com o intuito de que façam sua vontade. O comportamento passivo-agressivo também pode se apresentar como vitimização, birra igual a de uma criança, procrastinação, teimosia, ressentimentos, entre outros. O objetivo é irritar o outro de maneira que não pareça culpado pela irritação. Em geral, são indivíduos submissos, que extravasam os sentimentos negativos de um jeito mascarado. Muitas vezes nem é por maldade, apenas um desejo de evitar conflitos.
Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Comportamento passivo-agressivo: a agressividade disfarçada
Todos nós podemos ter nos comportado desta forma alguma vez na vida, só que tem gente que é assim o tempo todo, usando de dissimulação e manipulação para conseguir o que quer. Fazem, por exemplo:
. Alfinetam com piadas sarcásticas, insultando ou ridicularizando
. Ficam emburrados
. Ficam de vingancinhas baratas, ou seja, pequenas e chatinhas, com sutis retaliações
. Disfarçam a raiva, ficando de mau-humor contribuindo para um clima pesado e tenso
. Mesmo aceitando pedidos de desculpas, a raiva continua por muito tempo.
É complicado conviver com pessoas com este temperamento. Se puder, melhor se afastar. Caso não possa, não faça o jogo desta pessoa, ou seja, não caia nas provocações. Não responda, não dê bola ou feedback. Se for impossível, ignore a provocação e diga de forma bem direta, assertiva e com educação, que o comentário ou comportamento fere você e não deve ser repetido. Caso precise confrontar, principalmente em público, lembre-se de falar mais sobre você e como se sente ou como é prejudicado(a) por tais acoes. Não faça acusações diretas. Ou seja, use mais “eu” do que “você”, para que as outras pessoas não enxerguem você como o vilão(ã), que é justamente o que o passivo-agressivo almeja. Aliás, por mais que a provocação seja manjada, que já tenha sido feita mil vezes, lembre-se que as pessoas a volta talvez não saibam. Assim, haja como se fosse a primeira vez, para você não pagar de doido(a). Tenha a mesma frieza e não dê munição para que haja troco. Diga poucas palavras e não revide tudo, muito menos no momento. Gente assim é bom se preparar, porque vêm com tudo premeditado. Portanto, pense antes de responder, para não se machucar.
Como usar calça pantalona
A pantalona pode alongar e compor um visual sofisticado, mas se não usá-la corretamente, pode deixar o look bem deselegante. Vamos, então, a algumas dicas para que você fique maravilhosa com essa calça, que está super na moda:
• O comprimento não pode cobrir os pés por completo. Pelo menos a ponta dos pés tem que ficar à mostra.
• Tons sóbrios e neutros geram um visual clássico e chique.
• Se as pernas forem curtas, o melhor é o modelo de cintura alta.
• Sandálias baixas ou rasteirinhas somente com modelos fluidos.
• As baixinhas devem optar pelo salto no mesmo tom da calça, para alongar.
• Estampas vibrantes dão um ar despojado, em especial quando combinadas com um cropped ou blusa básica.
• Salto alto é o melhor, pois alonga a silhueta.
• O segredo: blusa para dentro da calça alonga e para fora da calça achata.
Uma verdadeira guerreira
A maravilhosa Eliane Dias nasceu em Goiana, zona da mata pernambucana, mas veio logo para Recife com seus oito irmãos. Filha de um marceneiro e de uma costureira, começou a trabalhar aos nove anos de idade como babá, cuidadora de idosos e crianças. Junto com a família passou muita necessidade. Adolescente, pegava jambo nos quintais para vender e ajudar no sustento familiar. Sempre incansável trabalhadora, estudou e foi ser professora de educação infantil. Hoje cursa psicologia e é coordenadora de comunicação do Comitê de Saúde do Grupo Mulheres do Brasil, onde contribuiu para duas edições do projeto MULHERES de SUCESSO.
Mãe de André Vítor, 18 anos, e Vinícius Gabriel, 13 anos, ela prega a transformação do mundo para melhor, através do amor por si e pelo próximo. Diaconisa há 19 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular, Eliane nos ensina o poder do esforço amoroso para se conseguir tudo o que se quer. Uma bela inspiração para todos nós.
Cuide bem dos seus dentes
Uma das piores coisas é a tal da dor de dente. Para preveni-la, nada como cuidar, literalmente, da saúde bucal. Confira algumas dicas para garanti-la:
• Escovar os dentes depois das refeições
• Usar uma escova de cerdas macias, fazendo movimentos circulares
• Usar pasta de dente com flúor
• Usar fio dental, pelo menos uma vez ao dia
• Usar limpador de língua a cada escovação
• Beber mais água para produzir mais saliva, o que ajuda na limpeza das bactérias na boca
• Trocar a escova de dente, de preferência a cada 3 meses ou até notar que ela está desgastada
• Armazenar a escova de dente em ambiente seco, para evitar a proliferação de bactérias
• Visitar um consultório odontológico, ao menos uma vez a cada 6 meses, para que o profissional faça uma limpeza mais profunda
• Atentar para ferimentos, manchas e lesões que eventualmente surgirem na boca, principalmente se não houver cicatrização em até 2 semanas.
Como cuidar dos calos
O tratamento para calos pode ser feito em casa e com medidas simples, desde que não tente abri-los ou corta-los, para não correr o risco de sangramento e infecção. Este é o passo a passo:
1. Mergulhe o calo em água morna para amacia-lo, durante 10 a 15 minutos.
2. Esfregue o calo com pedra-pomes ou lixa, caso ele seja pequeno, para remover a camada de pele grossa que se formou. Não use um objeto afiado para esfregar o calo, pois a pele pode ser cortada e causar uma infecção. Também pode esfregar com creme esfoliante, que pode ser feito de forma caseira com farinha de milho e sal marinho.
3. Aplique creme hidratante na região para manter a pele macia, afinando a camada da pele por cima do calo.
4. Coloque uma bandagem curativa no calo ou uma gaze fixa com um adesivo, para proteger.
5.Ponha remédios na forma de loção, pomada ou gel que possuam ação esfoliante e ajudem na remoção dos calos.
6. Use meias e sapatos confortáveis, que não apertem, para não engrossar a pele e formar novos calos.
Ela é um gênio!
A belíssima anestesista, dra. Ana Emilia
Aragão de Moraes, sempre foi precoce. Passou na faculdade de medicina aos 16 anos, formando-se aos 22. Hoje é conhecida como uma máquina de trabalho. Sua beleza cinematográfica faz com que sempre seja confundida com alguma atriz. Vamos ver as preferências desta médica tão linda e competente, que não tem dia ou hora para trabalhar, colocando sempre o paciente em primeiro lugar:
. Filme que indica: 7 em Entebbe
. Perfume que gosta de usar: Sì (Giorgio Armani)
. Comida predileta: comida mediterrânea
. Bebida preferida: vinho
. Música favorita: A luz de Tieta
. Livro de cabeceira: Enquanto eu Respirar
. Qual é o grande sonho que já realizou? A independência
. Maior qualidade: prestativa
. Um defeito: explosiva
. O que mais aprecia nos amigos? Amigos que dão conselhos sinceros e se importam
. O que mais lhe irrita? Mentira
. O que é felicidade? Estar bem consigo mesma
. Paisagem mais linda que já viu: Mar Vermelho em Éilat
. Maior desejo: políticos melhores para o Brasil
. Um lema: Nunca se arrependa de ser uma pessoa boa. Se somos pessoas boas teremos coisas boas, o contrário também é válido.
. O que gosta de fazer no tempo livre? Self care (treinar, ir para um spa de massagem..)
. Um desejo: fim das guerras religiosas
. Um conselho: tenha sonhos e lute por eles.
. Uma paixão: meu cachorrinho
. O que é sucesso: ter paz, saúde, família
. O que é ser leve? É transmitir paz, ser útil e prestativo.
. O que é ser mulher: é conseguir dar conta de mil coisas ao mesmo tempo e não esperar nada de ninguém. É ser forte, batalhadora e acolhedora.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...