Segundo turno Escolha de reitor da UFPE acontece na quarta

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/06/2019 09:49 Atualizado em:

Foto: Tarciso Augusto / Esp. DP Foto.
 (Foto: Tarciso Augusto / Esp. DP Foto.
)
Foto: Tarciso Augusto / Esp. DP Foto.

O segundo turno da consulta à comunidade acadêmica para escolha doreitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acontece na quarta-feira (12). A votação acontecerá, das 9h às 21h, no Recife, em Vitória de Santo Antão e em Caruaru. O resultado parcial será divulgado somente a partir das 22h de hoje. O resultado final, que inclui as três urnas de voto em separado, será disponibilizado a partir das 12h desta quinta (13).

O primeiro turo foi realizado no último dia 29 de maio e as duas chapas mais votadas foram Alfredo Macedo Gomes (candidato a reitor) e Moacyr Cunha de Araújo Filho (candidato a vice-reitor) com 21,09% dos votos; Jeronymo José Libonati (candidato a reitor) e José Luiz de Lima Filho (candidato a vice-reitor), com 18,35% dos votos.

Docentes, técnicos administrativos em Educação e discentes da Universidade voltam às urnas para escolha de reitor e vice-reitor da UFPE que devem comandar a gestão 2019-2023. Ao todo, há 43.355 votantes, dos quais 2.526 docentes, 3.898 técnicos administrativos e 36.931 discentes (graduação presencial e a distância, pós-graduação stricto sensu e programas de residência). O voto não é obrigatório, e quem não votou no primeiro turno poderá votar no segundo.

No segundo turno, 241 mesários atuarão em 22 mesas receptoras (seções eleitorais). Os locais de votação são os mesmos do primeiro turno. No Recife, são os seguintes: todos os centros acadêmicos do campus (além do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)/Faculdade de Direito do Recife (FDR), que fica no centro da capital pernambucana), Biblioteca Central (BC), Hospital das Clínicas (HC), Núcleo de Educação Física e Desportos (Nefd), Reitoria e Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU), este localizado na área central do Recife.

A votação também ocorrerá no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru – a votação ainda acontecerá no Polo Comercial de Caruaru, onde funciona atualmente o Núcleo de Ciências da Vida com o curso de Medicina do CAA. 

O voto eletrônico será registrado nos 71 terminais receptores de voto, que serão utilizados conjuntamente por docentes, técnicos administrativos e discentes. No ato da votação é necessário apresentar documento oficial com foto e informar ao mesário o número do CPF, que também será digitado pelo próprio votante no terminal.

A Comissão Organizadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária enviará, no dia 2 de julho, o relatório final da consulta à comunidade acadêmica ao Conselho Universitário (Consuni) da UFPE, que elaborará a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC). A data da reunião do Consuni ainda será definida.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.