Meio Ambiente População do Recife pode solicitar plantação de mudas pelo telefone

Publicado em: 11/06/2019 10:41 Atualizado em: 11/06/2019 10:48

Crédito: Camila Pifano/Esp. DP.
Crédito: Camila Pifano/Esp. DP.

O projeto “Bora Plantar?", que faz parte do Plano de Arborização da Capital e visa ordenar e planejar o plantio de árvores no município do Recife, oferece aos recifenses a possiblidade de solicitar plantio de mudas pelo telefone. O cidadão poderá fazer a solicitação por meio do telefone 156. A plantação também ocorrerá de acordo com o planejamento da Scretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), que terá como critérios os locais com baixa cobertura do verde e elevada temperatura de superfície, além de vias com rotas cicláveis.

Ao ligar para o 156, o solicitante vai abrir um protocolo para análise e, a partir daí, técnicos ambientais vão até o logradouro para uma avaliação e escolha das espécies a serem plantadas na área sugerida pelo morador. Todo o processo demora em média 20 dias e é gratuito. Na vistoria é analisada a área do plantio, se há presença de tubulações, distância de outras árvores e qual porte e espécie devem ser utilizados. O voluntário se torna colaborador na manutenção da nova árvore.

A arborização urbana ajuda a equilibrar o clima, aumentar a permeabilização do solo e proporcionar melhorias na qualidade de vida. Além do plantio, através do 156 o cidadão também pode solicitar os serviços de poda; tratamento fitossanitário; análise das raízes; destoca; pontos de confinamento dentre outros. Para alguns serviços, é necessária vistoria técnica para análise e parecer.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.