ASTRONOMIA Observatório da Sé comemora o Dia Internacional da Luz

Publicado em: 14/05/2019 18:34 Atualizado em: 14/05/2019 18:38

Visitante poderá aprender como observar a luz refletida pelos astros. Foto: Bruna Costa / Esp.DP
Visitante poderá aprender como observar a luz refletida pelos astros. Foto: Bruna Costa / Esp.DP
Na próxima quinta (16), a luz é o foco das atividades do Observatório  da Sé, localizado no bairro do mesmo nome. Na ocasião, o visitante poderá, com a observação telescópica, aprender como observar a luz refletida pelos astros ou mesmo descobrir um pouco mais sobre as características de uma estrela a partir da sua luminosidade. 

Haverá também projeção de vídeos sobre o tema."É uuma data importante para alertarmos sobre a poluição luminosa, que dificulta a observação do céu e é um obstáculo tanto para a realização de pesquisas quanto para algumas espécies animais que se orientam pela onda eletromagnética", afirma Cleiton Batista, da Coordenação do Observatório da Sé.

Este é o segundo ano que se celebra o Dia Internacional da Luz.  A iniciativa global, coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), busca valorizar a importância da luz e o papel que ela desempenha na ciência, cultura, educação, desenvolvimento sustentável, e em áreas tão diversas como medicina, comunicação e energia 

Sobre o Observatório da Sé -  fica no Alto da Sé, Centro Histórico de Olinda, e é gerido pelo Espaço Ciência -  Museu Interativo de Ciência - vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Funciona de terça a domingo, das 16h às 20h. Recebe, em média, cerca de 300 pessoas durante a semana e 500 ao final dela. 

Visualização dos Planetas -  Saturno, com seus anéis, é bem melhor visualizado no fim de maio. Nos meses de setembro e outubro, até meados de novembro, todos podem ser vistos ao mesmo tempo. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.