Desastre Explosão de gás deixa dois mortos em Camaragibe

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/04/2019 09:52 Atualizado em: 19/04/2019 15:18

Foto: Emannuel Bento/DP
Foto: Emannuel Bento/DP

Uma explosão de gás provocou o desabamento de três casas conjugadas na Rua Frei Serafim, no bairro de Jardim Primavera, próximo da entrada do município de  Camaragibe. O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã desta sexta-feira (19), por volta das 5h30, e resgatou seis atingidos pelo desastre. Dalva Cecíia, 76, e seu neto Felipe Henrique, de 17, foram encontrados em óbito.

José Joaquim Ramos da Silva, 75, foi conduzido ao Hospital de Restauração, Centro do Recife, com queimaduras de segundo grau. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também socorreu Maria do Carmo, de 60 anos, e a adolescente Bárbara, de 18 anos. Elas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxangá.

De acordo com a Defesa Civil de Camaragibe, o incidente ocorreu devido a um vazamento de gás de cozinha na residência de José Joaquim Ramos da Silva, situada no térreo desse conjunto de casas conjugadas. O fluído preencheu todo o ambiente durante a madrugada. Pela manhã, o idoso foi até o cômodo e acendeu a luz, ocasionando a explosão. "Quando foi levado para o hospital, ele disse: 'Eu só queria tomar um cafézinho'", relata a assistente social da Defesa.

No entorno, muitos vizinhos acordaram assustados com o ruído. "Me levantei, fui ver o que era e consegui ver apenas uma nuvem grande de fumaça", diz João Medeiros, 73. Foram os vizinhos que acionaram o Corpo de Bombeiros, que enviou sete viaturas, sendo uma de busca e salvamento, três de comando operacional, uma de combate à incêndio e uma de resgate.

Jackson Nascimento, 20, residia na casa ao lado de José Joaquim. Ele teve ferimentos leves no rosto e no pescoço. Fez passagem pela UPA para colocar curativos, mas logo voltou aos escombros. "Os destroços me atingiram menos porque a explosão foi na casa ao lado, não na minha. Adalva e Felipe moravam no andar de cima", explica o rapaz. "Voltei para localizar alguns objetos, já encontrei meu celular e algumas fotos pessoais". 

Após a explosão, a Rua Frei Serafim e algumas outras nas imediações ficaram sem energia. Uma equipe da Celpe foi acionada pela manhã e a situação foi normalizada.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.