Propósito Pompeo afirma que EUA e Rússia têm 'mesmo objetivo' na Coreia do Norte

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 14/05/2019 22:46 Atualizado em:

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O secretário americano de Estado, Mike Pompeo, declarou nesta terça-feira (14), após se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, que Washington e Moscou têm "o mesmo objetivo" na questão nuclear norte-coreana, destacando que os dois países podem "trabalhar juntos" nesta questão.

"Acredito que compartilhamos o mesmo objetivo e espero que possamos encontrar os meios para trabalhar juntos", disse Pompeo à imprensa antes de partir de Sochi, no sul da Rússia.

O presidente russo "entende que os Estados Unidos terão um papel líder" neste processo.

No final de abril, Kim Jong Un foi recebido por Vladimir Putin em Vladivostok, no Extremo Oriente russo.

A reunião, uma oportunidade para Pyongyang estreitar ainda mais seus laços com o aliado da Guerra Fria, foi classificada de "amistosa" pela agência de notícias norte-coreana KCNA.

A mesma KCNA havia denunciado uma "atitude unilateral de má fé" dos Estados Unidos durante a reunião entre Kim e o presidente americano, Donald Trump, em Hanói, no mês de fevereiro.

Na capital do Vietnã, a Coreia do Norte pretendia obter um alívio imediato das sanções internacionais para obrigar Pyongyang a renunciar a seu armamento nuclear, mas as discussões foram interrompidas abruptamente diante dos profundos desacordos com Washington.

Em abril, Pyongyang elevou o tom e atacou Mike Pompeo com uma violência incomum, exigindo a saída do secretário de Estado de qualquer discussão sobre o fim do programa nuclear.

Moscou defende o diálogo com a Coreia do Norte seguindo o roteiro definido por China e Rússia, que pede a suspensão das sanções internacionais.

Já Washington acusa Moscou de ajudar Pyongyang de driblar as sanções.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.