Solicitação Conselho de Segurança faz reunião sobre Venezuela nesta terça

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 13/05/2019 22:46 Atualizado em:

Foto: Arquivo/AFP (Foto: Arquivo/AFP)
Foto: Arquivo/AFP
O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizará nesta terça-feira (14), a pedido dos europeus, uma reunião sobre a Venezuela, no momento em que a oposição se aproxima das Forças Armadas americanas diante da impossibilidade de obter apoio dos militares venezuelanos contra o presidente Nicolás Maduro.

Na sessão falarão dois subsecretários gerais da ONU: a americana Rosemary DiCarlo (Assuntos Políticos) e o britânico Mark Lowcock (Assuntos Humanitários), segundo diplomatas.

Os diplomatas também serão informados sobre a última reunião do Grupo Internacional de Contato (GIC) sobre a Venezuela, realizada em San José, nos dias 6 e 7 de maio.

A última reunião do Conselho de Segurança sobre a Venezuela remonta a 10 de abril e foi solicitada, como as anteriores, por Washington.

Na ocasião, o vice-presidente americano, Mike Pence, anunciou um projeto de resolução para que a ONU reconhecesse o líder opositor Juan Guaidó como presidente da Venezuela, e que incluía a saída do atual embaixador, mas a iniciativa não prosperou.

Reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de 50 países liderados pelos Estados Unidos, Guaidó recentemente pediu ao seu representante em Washington, Carlos Vecchio, que entrasse em contacto com o chefe do Comando Sul americano, a unidade militar responsável pela América Latina, no momento em que a Casa Branca ameaça usar a força para resolver a crise venezuelana.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.