Literatura 6ª edição do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura anuncia seus vencedores

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/05/2019 14:43 Atualizado em:

Representantes do Governo do Estado, Cepe e Fundarpe. Foto: Fernando Figueirôa / Divulgação
Representantes do Governo do Estado, Cepe e Fundarpe. Foto: Fernando Figueirôa / Divulgação
A 6ª edição do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura teve seus vencedores anunciados nesta quarta-feira (29), durante cerimônia no Espaço Pasárgada, no bairro da Boa Vista. O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, da Fundarpe e da Cepe Editora, premiou cinco escritores, representantes da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata.

O vencedor do primeiro lugar da Zona da Mata foi Walther Moreira Santos, com O Último dia da Senhora Stone. O segundo lugar ficou com Wander Shirukaya, e a obra Na escuridão todos somos iguais. Na RMR houve dois ganhadores para o primeiro lugar: João Paulo Parísio, com Quimera; e Luís Serguilha, com Harmátia. O segundo lugar foi para Jussara Salazar, e a obra O dia que fui Santa Joana dos Matadouros. O Grande Prêmio, escolhido dentre os premiados, ficou com Walther Moreira Santos e a obra O Último dia da Senhora Stone.

Estavam presentes na cerimônia gestores da Secretaria da Cultura, Fundarpe e Cepe. Ricardo Leitão, presidente da Cepe, ressaltou a importância da premiação para sinalizar o compromisso de Pernambuco com a cultura.

Nesta edição, o prêmio contou com 162 obras inscritas, vindas da Região Metropolitana, Agreste, Zona da Mata e Sertão. Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe sinaliza o compromisso do prêmio em destacar novos escritores vindos de várias regiões de forma democrática, e também frisou a qualidade com que a Cepe publica as obras premiadas.

Os títulos vencedores passaram por um criterioso processo de classificação. A comissão julgadora foi composta pelos valorosos profissionais: Débora Ferraz, Ésio Rafael e Evandro Norões. O julgamento foi realizado em duas etapas. Na segunda, os escolhidos concorriam entre 17 finalistas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.