prêmio Chico Buarque é o novo ganhador do Camões, principal troféu literário da língua portuguesa

Por: FolhaPress - FolhaPress

Publicado em: 21/05/2019 15:30 Atualizado em: 21/05/2019 18:13

Foto: Daniela Souza/Estadão
Foto: Daniela Souza/Estadão
Chico Buarque é o novo vencedor do Camões, principal troféu literário da língua portuguesa. O júri decidiu conceder a honraria ao escritor e compositor na tarde desta terça-feira (21), em reunião na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

O Camões elege todo ano um autor de qualquer país falante do português. A escolha é um reconhecimento da obra completa do autor, em vez de apenas a um livro específico. O último brasileiro a ser eleito havia sido Raduan Nassar, autor de "Lavoura Arcaica", em 2016. No ano passado, o Camões foi para Germano de Almeida, escritor de Cabo Verde. Como é tradição, Chico vai receber € 100 mil (R$ 452 mil) pela escolha.

Além de compositor de vários dos maiores clássicos da da música brasileira, Chico também tem uma breve -mas premiada- obra literária. Seu último livro foi O Irmão Alemão, mas já publicou também Budapeste e Leite Derramado.

O Camões parece se espelhar no Nobel de literatura, que, em 2016, deu o prêmio a Bob Dylan. Como no caso do troféu sueco, não será inesperado se a notícia agora fustigar um debate sobre a canção pode ser tratada como gênero literário -e se honrarias do tipo estão corretas em premiar músicos.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.