Artes cênicas Projeto Teatro Móvel realiza cinco apresentações gratuitas na Praça do Arsenal Iniciativa quer inspirar crianças a trabalhar com tecnologia

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 13/05/2019 15:51 Atualizado em:

Foto: Gabriel Borghi/Divulgação
Foto: Gabriel Borghi/Divulgação
O projeto Teatro Móvel desembarca no Recife para realizar apresentações gratuitas de teatro na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, desta segunda (13) até a sexta-feira (17), com horários que variam das 8h às 15h30 - confira os detalhes na programação abaixo. Será apresentado o espetáculo Uma janela para o mundo, da Companhia Realejo, grupo que trabalha com histórias focadas em narrativas protagonizadas ou escritas por mulheres e busca, de forma lúdica, levar ao universo infantil temas contemporâneos, como igualdade de gênero, tecnologia e empoderamento.

"Temos uma estrutura que garante todo o conforto para a plateia acompanhar espetáculos especialmente pensados para ocorrer nesse ambiente diferente. É uma sala de espetáculos com 30 poltronas e espaço para cadeirantes que pode ser transportada facilmente", diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, produtora responsável pelo projeto.

A peça Uma janela para o mundo conta a história de Luna e Lara, meninas imaginativas e inventivas que descobrem uma rede de mulheres inventoras que apresentam um mundo de tecnologia e ciências. "Ao apresentar narrativas que têm as mulheres como protagonistas, as atrizes da companhia mostram às meninas que elas podem conquistar espaços cada vez mais importantes na sociedade e construir um futuro melhor. Elas podem ter certeza de que vão sair encantadas e motivadas para aprender cada vez mais sobre matemática, tecnologia e ciências", diz Jefferson.

Foto: Gabriel Borghi/Divulgação
Foto: Gabriel Borghi/Divulgação
Em dois anos, o Teatro Móvel já levou cultura, arte e diversão para mais de 11 mil participantes de 15 cidades de 4 estados. Foram mais de 230 apresentações artísticas. O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, é realizado pelo Ministério da Cidadania e pela Magma Cultura. Com patrocínio da Uber, a iniciativa integra a campanha Eu Consigo, projeto que busca inspirar as crianças a acreditarem no próprio potencial e se interessarem por tecnologia e ciência. A iniciativa conta também com a parceria da Força Meninas e da Code.org, além das prefeituras municipais de cada cidade visitada. 

"O projeto surgiu por acreditarmos que a cultura tem poder para formar cidadãos cada vez mais conscientes e transformar realidades. Esse ano, por exemplo, a peça apresentada aborda uma questão muito importante. Queremos estimular que mais e mais meninas e meninos tenham interesse em estudar, conhecer e quem sabe seguir uma carreira profissional na área da tecnologia", continua o produtor.

A Magma Cultura atua desde 2008 com projetos que disseminam cultura, educação, entretenimento e cidadania por cidades de todos os estados das 5 regiões do Brasil, apresentando peças teatrais e exibindo conteúdos audiovisuais em unidades móveis, produzidas para funcionar como teatro e cinema sobre rodas. Os projetos realizados pela Magma Cultura estão em consonância com 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, iniciativa que visa mobilizar os países e a população geral em busca de novos caminhos para melhorar a vida das pessoas em todo planeta.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira
14h/15h30 Apresentações teatrais

Terça-feira
8h30/10h/14h/15h30 Apresentações teatrais

Quarta-feira
8h30/10h/14h/15h30 Apresentações teatrais)

Quinta-feira
8h30/10h/14h/15h30 Apresentações teatrais

Sexta-feira
8h30/10h Apresentações teatrais


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.