Programação Festival reúne música, poesia e gastronomia no Litoral Sul de Pernambuco Shows, recital, tributos a Erickson Luna e Sérgio Sampaio além da culinária especial com comidas da época

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/04/2019 13:27 Atualizado em: 16/04/2019 08:23

Neudo Oliveira, Paes e Helinho Sampaio são as atrações do festival. Foto: Divulgação
Neudo Oliveira, Paes e Helinho Sampaio são as atrações do festival. Foto: Divulgação

A Vila Nazaré, espaço histórico localizado dentro do sítio ambiental e arqueológico do Armando Holanda Cavalcanti, entre as praias de Calhetas e Suape, no Cabo de Santo Agostinho, receberá o Festival de Páscoa da Vila de Nazaré nesta sexta-feira (19) e sábado (20). O oásis histórico do século 16 receberá uma programação com recital poético, venda de comidas típicas do ciclo pascoal e shows com os artistas Paes, Neudo Oliveira e Helinho Sampaio (irmão do músico e compositor Sérgio Sampaio). A realização é do Esperantivo - Casa, Comida e Cultura, espaço cultural e hamburgueria artesanal situado no Litoral do Cabo. 

A ação tem como propósito promover o acesso dos moradores locais à cultura e atrair visitantes para a Vila de Nazaré, sítio histórico e arqueológico rodeado por mata atlântica e pelo mar, ocupado desde o século XVI pelos colonizadores europeus. "A Vila de Nazaré é patrimônio tombado. É um local tranquilo, livre da violência e do barulho da cidade e com natureza e monumentos belíssimos que precisam ser conhecidos e valorizados”, diz Jefte Amorim, professor, cordelista e um dos idealizadores do Festival.

Para isso, a programação reunirá diversos artistas pernambucanos da música e poesia. Na sexta-feira (19), o músico e compositor Paes levará ao Quintal do Esperantivo o seu show solo da Turnê Mundo moderno, disco lançado em 2018 que figurou como os melhores do ano em sites como o Miojo Indie, Monkeybuzz e Multimodo BR. No show, ele interpretará canções autorais e de outros artistas, como Jards Macalé e Unknown Mortal Orchestra e propõe uma conversa com o público ao final da apresentação. A entrada custará R$ 10.

Já no sábado (20), as atividades ocuparão a calçada do Esperantivo e incluem música e poesia. O show Eu quero é botar meu bloco na Vila, um tributo ao músico capixaba Sérgio Sampaio, realizado pelo músico Neudo Oliveira em parceria com o irmão de Sérgio Helinho Sampaio (que virá do Espírito Santo para essa homenagem) é o destaque da noite, que ainda contará com um Tributo ao importante poeta marginal recifense Erickson Luna, que faz aniversário de vida e de morte em abril, com recital dos poetas Jefte Amorim e Andrea Trigueiro e os músicos Nado Batista, Josemi Souza e Júlio Samico. O couvert é livre e se recomenda o valor de R$ 10 por pessoa.

"Estamos muito felizes com essa festa. Será um momento importante, para celebrar a obra de Sérgio Sampaio, autor de clássicos como ‘Eu quero é botar meu bloco na rua’, que faria aniversário em abril, e de Erickson Luna, personagem fundamental da poesia marginal pernambucana. Além disso, vamos receber a turnê solo de Paes, músico tarimbado da cena independente, com trabalho de grande qualidade", afirma Jefte.

VISITAÇÃO E COMIDAS TÍPICAS
Durante os dois dias, o Esperantivo - Casa, Comida e Cultura servirá seus tradicionais hambúrgueres artesanais e estará aberto à noite para visitação no espaço comum, em que é apresentada a obra do Poeta Esperantivo, que dá nome ao lugar, e a história da Vila de Nazaré. Além disso, o Bistrô Sertão e Mar e o Teju Nazaré, empreendimentos gastronômicos localizados na mesma rua do Esperantivo, servirão cardápios com comidas tradicionais da Semana Santa, como quibebe, feijão, arroz de coco, bredo e frutos do mar. 

O Esperantivo - Casa, Comida e Cultura foi inaugurado em 2017 e abre aos sábados à noite e em eventos, com dias alternados, servindo hambúrgueres artesanais, bebidas e uma visita guiada pelo espaço que resguarda e divulga a história da Vila de Nazaré e a obra do cordelista cabense Esperantivo, autor de centenas de títulos e imortal pela Academia Cabendo de Letras, Academia Caruaruense de Literatura de Cordel e Academia de Cordel do Vale da Paraíba.

SERVIÇO
Festival de Páscoa da Vila de Nazaré
Onde: Rua do Sol, S/N (ao lado do Museu do Pescador), Vila de Nazaré (entre as praias de Calhetas e Suape), no Cabo/PE
Quando: nesta sexta-feira (19) e sábado (20)
Quanto: Gratuito



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.