• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Cienema Festival de Veneza inicia 73ª edição nesta quarta Novos longas-metragens de Terrence Malick, Wim Wenders, Emir Kusturica, François Ozon e Pablo Larraín vão disputar o Leão de Ouro

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 31/08/2016 12:10 Atualizado em: 31/08/2016 12:28

Filme La la land concorre no festival. Foto: Lionsgate/Divulgação
Filme La la land concorre no festival. Foto: Lionsgate/Divulgação

Cineastas consagrados como Terrence Malick, Wim Wenders, Emir Kusturica e François Ozon exibirão seus filmes mais recentes a partir desta quarta-feira no Festival de Veneza, na disputa pelo Leão de Ouro. A 73ª edição da mostra, que terminará em 10 de setembro, vem sendo considerada uma das mais interessantes dos últimos anos.

A mostra oficial terá 20 cineastas, com quatro longas-metragens de diretores latino-americanos, mas nenhum deles do Brasil. No ano passado, o vencedor do Leão de Ouro foi Desde allá, do venezuelano Lorenzo Vigas, cujo longa De longe te observo estreou recentemente no Brasil.

O grande destaque latino é o chileno Pablo Larraín, que exibirá em Veneza o filme Jackie, sobre os quatro dias dramáticos vividos por Jacqueline Kennedy (interpretada por Natalie Portman) após o assassinato de seu marido, o presidente americano John Fitzgerald Kennedy.

Outro filme muito aguardado por Veneza é On the milky road, do sérvio Emir Kusturica, que tem como protagonista a italiana Monica Bellucci. Vencedor do Leão de Ouro em 1981 por Você se lembra de Dolly Bell? e dono de duas Palmas de Ouro do Festival de Cannes, Kusturica rodou o novo longa em uma localidade reconstruída perto da fronteira entre a Sérvia e a Croácia.

DOCUMENTÁRIO 

Veneza recebe produções de autores refinados, como o segundo filme do estilista Tom Ford sobre uma galerista de arte (Nocturnal animals) até o ambicioso documentário sobre a origem do universo de Terrence Malick, Voyage of time, que resume sua reflexão poética e sobretudo visual sobre a vida iniciada com A árvore da vida (2011).

O alemão Wim Wenders retorna ao Festival de Veneza após vários anos com o documentário The beautiful days of Aranjuez, realizado em 3D, baseado em uma peça de Peter Handke.

A influência de Hollywood estará representada com Brimstone, do holandês Martin Koolhoven, apresentado como um “western europeu”.

Na lista também aparecem os filmes franceses Frantz, de François Ozon, e Une vie, de Stéphane Brizé, inspirado na obra de Guy de Maupassant. Três produções italianas também estão na disputa.

Presidido pelo diretor britânico Sam Mendes, o júri inclui a atriz Ítalo-francesa Chiara Mastroianni, o italiano Giancarlo de Cataldo, juiz e escritor, e o venezuelano Lorenzo Vigas. O festival entregará o Leão de Ouro pela carreira ao veterano ator francês Jean Paul Belmondo e ao cineasta polonês Jerzy Skolimowski. (AFP)


COMPETIÇÃO

Confira os longas na disputa pelo Leão de Ouro

La la land, Damien Chazelle (EUA)
The bad batch, Ana Lily Amirpour (EUA)
Une vie, Stephan Brizé (França, Bélgica)
The light between oceans, Derek Cianfrance (EUA, Austrália, Nova Zelândia)
El ciudadano ilustre, Mariano Cohn e Gastón Duprat (Argentina, Espanha)
Spira mirabilis, de Massimo D’Anolfi e Martina Parenti (Itália, Suíça)
The woman who left, de Lav Diaz (Filipinas)
La región salvaje, Amat Escalante (México)
Nocturnal animals, Tom Ford (EUA)
Piuma, Roan Johnson (Itália)
Paradise, Andrei Konchalovsky (Rússia, Alemanha)
Brimstone, Martin Koolhoven (Holanda, Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Suécia)
On the milky road, Emir Kusturica (Sérvia, Reino Unido, EUA)
Jackie, Pablo Larraín (EUA, Chile)
Voyage of time, Terrence Malick (EUA, Alemanha)
El Cristo ciego, Christopher Murray (Chile, França)
Frantz, François Ozon (França)
Questi giorni, Giuseppe Piccioni (Itália)
Arrival, Denis Villeneuve (EUA.)
The beautiful days of Aranjuez, Wim Wenders (França, Alemanha)


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.