Greve Geral Confira o esquema de mobilidade, ônibus e metrô, nesta sexta

Por: Rosália Vasconcelos

Publicado em: 13/06/2019 18:00 Atualizado em: 13/06/2019 18:19

Allan Torres Esp DP/D.A Press.
Allan Torres Esp DP/D.A Press.
As centrais sindicais de todo o país autorizaram as categorias que trabalham com transporte a aderir à Greve Geral marcada para esta sexta-feira. Em Pernambuco, o Sindicato dos Metroviários decidiram, em assembleia na última segunda-feira (10), parar durante 24h, ou seja, das 0h até as 23h59 desta sexta (10). Apesar disso, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife informou que o metrô será operado nos horários de pico.

Já o Sindicato dos Rodoviários informou que não vai aderir à greve, embora profissionais da categoria tenham afirmado que motoristas e cobradores vão se inserir de alguma forma dentro do movimento como forma de apoiar a causa. Ainda que oficialmente o funcionamento dos ônibus seja normalizado, o Grande Recife Consórcio montou esquema de contingência, sobretudo nas integrações, graças à paralisação do metrô. 

“A CBTU Recife informa que, na sexta-feira (14), as Linhas Centro e Sul do Metrô funcionarão das 5h às 9h e das 16h às 20h, horários de pico do sistema. A Linha Diesel (VLT) não terá operação. A decisão foi tomada pela Superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos para minimizar os transtornos para os usuários devido à adesão do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco à Greve Geral”, declarou em nota a companhia. Com o metrô funcionando apenas nos horários de pico e para minimizar os impactos da operação ao longo do dia, o Grande Recife optou por tomar algumas medidas para atender usuários que circulam pelas linhas Centro e Sul do Modal. 

“Para os usuários da Linha Sul do metrô, haverá um reforço nas linhas de ônibus em direção ao Centro do Recife com os ônibus da 167 – TI Tancredo Neves (IMIP), 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista), 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) e 185 – TI Cabo (Cais de Santa Rita). Além destas, a 115 – TI Aeroporto/TI Afogados terá seu itinerário prolongado até o Cais de Santa Rita. Já a linha 140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife fará a ligação entre os terminais de Cajueiro Seco e Aeroporto”, informou a nota do consórcio. 

Aqueles que utilizam a Linha Centro, a partir do município de Camaragibe, terão como reforço as linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 – TI Camaragibe/Derby. Já para quem usa a Linha Centro do metrô, com origem na cidade de Jaboatão, poderá contar com o reforço da linha 200 – Jaboatão (Parador), indo para o Centro do Recife. Serão ativadas as linhas especiais que farão a ligação entre os terminais de Joana Bezerra/Afogados/Barro e Barro/Jaboatão, conforme a demanda. 

“Esta operação especial considera o posicionamento do Sindicato dos Rodoviários de não participar da paralisação geral prevista para esta sexta-feira.A dica do Grande Recife para quem estiver no centro da capital é que, na dúvida, o usuário se dirija ao Terminal do Cais de Santa Rita ou à Avenida Guararapes, pois nestes locais há uma maior concentração de linhas em direção aos diversos municípios da Região Metropolitana”, ressaltou o consórcio.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.