Festa junina Prefeitura do Recife divulga programação de São João 2019

Publicado em: 10/06/2019 19:32 Atualizado em:

Foto: Cecília Sá Pereira/Arquivo DP FOTO.
Foto: Cecília Sá Pereira/Arquivo DP FOTO.
O São João do Recife contará com mais de 700 artistas este ano. A prefeitura divulgou, na tarde desta segunda-feira (10), a programação do Arrasta-pé, que terá como tema a paz. Os festejos começam nesta quarta-feira (12) com o Baile dos Namorados, na Arcádia de Apipucos, e contará com a apresentação de Adilson Ramos, José Augusto e dos Garçons Cantores. Na quinta-feira (13), o programa segue com a Caminhada do Forró, na Rua da Moeda e ganhará apresentações de quadrilhas adultas e infantojuvenis, procissões, celebrações da tradição matriz africana e festa de pescadores. As comemorações terminam no dia 7 de julho com a 3ª Mostra de Quadrilhas Juninas da UR-02.

São 37 arraiais com mais de 290 apresentações de trios e forró pé-de-serra espalhados pela cidade. O Sítio da Trindade será o principal local para o festejo, com três focos de animação: o Palco Principal, o Pavilhão das Quadrilhas e a Sala de Reboco. A novidade deste ano é o Polo Junino montado no Poço da Panela e o Arraial Frei Caneca, que celebrará o primeiro aniversário da emissora. A festa da Frei Caneca, montada com curadoria e chancela da equipe da rádio, acontece na Praça do Arsenal, no dia 29 de junho.

Os homenageados do São João do Recife 2019 serão o cantor e compositor Nando Cordel e o compositor e poeta pernambucano Zé Dantas, falecido em 1962. Além de Nando, se apresentarão no Sitio da Trindade Silvério Pessoa, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Genival Lacerda, Lia de Itamaracá, Petrúcio Amorim, Santanna, Terezinha do Acordeon, Salatiel Camarão, Maestro Forró & Fole Assoprado e Banda Fulô de Mandacaru. Haverá também espaço dedicado às crianças: o arrasta-pezinho que estreou no ano passado, com festa vespertina e atrações que seguirão de 23 e 24 de junho, a partir das 15h, também no Sítio Trindade.
 
Turistas e visitantes serão recepcionados com o São João, de acordo com a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça. "O aeroporto e o TIP estarão com trio de forró recepcionando o turista, que chega de ônibus ou avião. Também teremos os nossos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) funcionando em regime especial para dar dicas do que fazer e da nossa programação", declarou a secretária.

O período junino encerra no Pátio de São Pedro, no centro da cidade, com programação nos dias 23, 24, 27, 28, 29 e 30. A festa termina com o Forró de PE, espetáculo preparado pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife para celebrar os vários sotaques que o forró ganha nas diversas regiões do Estado, e com atrações do Sertão do Agreste, da Mata Mara Norte, Mata Sul e Região Metropolitana do Recife.

As informações da programação com dias, locais, serviços e dicas detalhados, estão no portal da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br), no Facebook (@SaoJoaodoRecife), Twitter (@SaoJoaodoRecife) e Instagram (@SaoJoaodoRecife). O Twitter da CTTU (@CTTU_Recife) também trará informações e dicas sobre a mobilidade na cidade. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Prefeitura da Cidade do Recife – São João 2019

De 12 de junho a 7 de julho
37 Arraiais: 
3 arraiais centralizados (no Sítio Trindade, Praça do Arsenal e Pátio de São Pedro); Arraial Frei Caneca; 
13 arraiais de bairro, no Bongi, em Brasília Teimosa, Campo Grande, Cordeiro, nas duas unidades do Compaz (Alto Santa Terezinha e Imbiribeira) Ibura, Lagoa do Araçá, Totó, Vila Tamandaré, UR-02, Barro e Poço da Panela; 
17 arraiais tradicionais, com apoio da Prefeitura do Recife, no Córrego do Euclides, Iputinga (dois arraiais), Campina do Barreto, Mangabeira, Chié, Morro da Conceição, Mustardinha, Casa Amarela, Cajueiro, Alto José Bonifácio, Várzea, Três Carneiros (Ibura), Madalena, Arruda, Alto José do Pinho e UR-2 (Ibura);
3 arraiais do concurso Eu Amo Minha Rua
Principais atrações:
Nando Cordel, Silvério Pessoa, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Genival Lacerda, Lia de Itamaracá, Petrúcio Amorim, Santanna, Terezinha do Acordeon, Salatiel Camarão, Maestro Forró & Fole Assoprado e Banda Fulô de Mandacaru, entre outros. 

SÍTIO TRINDADE
Concursos de quadrilhas juninas: 15 a 30 de junho
Trios pé-de-serra, Sala de Reboco e apresentações no palco principal: 21 a 30 de junho
Arraial infantil: 23 de junho (17h)
13ª Exposição Culinária Afro-brasileira: 20 de junho
Procissão dos Santos Juninos: 22 de junho

PRAÇA DO ARSENAL
15ª Caminhada do Forró: 13 de junho
Arraial Frei Caneca (aniversário de 1 ano da rádio): 29 de junho

PÁTIO DE SÃO PEDRO
Festejos juninos: 23, 24, 28, 29 e 30 de junho
Festa do Fogo: 27 de junho
Desfile das Bandeiras Juninas: 28 de junho
Forró de PE: 30 de junho

BRASÍLIA TEIMOSA
Festa de São Pedro em Brasília Teimosa: 29 de junho



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.