Balanço Banco de Leite do HC comemora crescimento de doações

Publicado em: 10/06/2019 19:44 Atualizado em:

Foto: Cecília Vieira/HC-Ebserh.
Foto: Cecília Vieira/HC-Ebserh.
A equipe do Banco de Leite do Hospital das Clínicas da UFPE comemora o aumento das doações de leite humano recebidas no mês de maio, marcado pela campanha da “Semana Nacional de Doação de Leite Humano”, celebrada na instituição com diversas ações de sensibilização para a doação. O leite doado é destinado para os bebês que estão internados na UTI Neonatal do hospital, que é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

No final de cada mês, a equipe faz o balanço do volume doado e registra no Sistema da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano. As doações foram feitas por pacientes e colaboradoras do HC, além de doadoras de fora da instituição.

“A equipe reforça a importância das doações para os inúmeros bebês internados na UTI Neonatal e gostaríamos de agradecer imensamente a todas as nossas doadoras pelo empenho e dedicação de cada uma e por esse resultado. Esperamos que ele possa ser mantido”, afirma a enfermeira do Banco de Leite do HC, Amanda Jacinto.

As mulheres que não puderem doar e as demais pessoas que quiserem contribuir de alguma forma, podem doar os recipientes para armazenar o leite. Há alguns pré-requisitos como o material ser de vidro, redondo, com tampa rosqueada de plástico (tipo embalagem de Nescafé ou Café Santa Clara), pois resistem à variação brusca de temperatura sem risco de estourar ou trincar. O ideal é que o tamanho do recipiente seja o médio porque são os que mais faltam.

O Banco de Leite tem uma sala apropriada para realizar a coleta, e seus profissionais prestam auxílio, caso a mulher tenha dificuldades durante o processo. Caso a doadora não possa se dirigir ao HC, a equipe do serviço vai até a residência para recolher o leite.

As mulheres interessadas em doar e as demais pessoas que possuem os recipientes podem entrar em contato por meio do telefone (81) 2126.3831, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, ou podem se dirigir até o Banco de Leite, no 9º andar.
 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.