Segurança UFRPE comunica medidas de segurança em prevenção a ameaça de ataque

Publicado em: 10/06/2019 14:50 Atualizado em: 10/06/2019 14:59

A Divisão de Segurança Universitária (DSU) da UFRPE está reunida nesta tarde para definir medidas. Foto: Peu Ricardo/DP.
A Divisão de Segurança Universitária (DSU) da UFRPE está reunida nesta tarde para definir medidas. Foto: Peu Ricardo/DP.
Após vazarem conversas, em diversos grupos de redes sociais, com ameaças de um suposto ataque contra estudantes e alunos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), novos prints de ameaças contra a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também começaram a circular nas comunidades acadêmicos. Todas as conversas supostamente aconteceram na deep web, segundo informações repassadas pela comunicação da UFRPE. 

Os prints citavam, inclusive, alguns espaços da universidade como possíveis para o ataque. Um deles seria o prédio do Centro de Ensino de Graduação. A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, entrou em contato, nesse domingo (9), com a Polícia Federal e com a Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco, para que fossem tomas as medidas investigativas e protetivas cabíveis diante da situação.

Nesta segunda-feira (10), a instituição divulgou um comunicado oficial, informando as medidas preventivas adotadas em relação ao caso. A Divisão de Segurança Universitária (DSU) da UFRPE está trabalhando com os órgãos da segurança pública na investigação do caso.

Confira, na íntegra, o comunicado da UFRPE:

A Administração Superior da UFRPE, com o objetivo de tranquilizar a comunidade universitária, comunica que estão sendo tomadas as medidas necessárias para a investigação de informações disseminadas em redes sociais que apontam para a suposta organização de um ataque armado ao campus de Dois Irmãos, no Recife. A Reitoria da Instituição tomou ciência da situação durante o domingo e entrou em contato, de maneira imediata, com a Política Federal e a Secretaria de Defesa Social a fim de que as providências necessárias sejam tomadas.

O risco de um possível ataque surgiu num grupo da chamada “deep web”, que é uma parte da internet não acessível pelos mecanismos de busca e oculta do grande público. Prints da discussão passaram a circular pelas redes sociais, que apontavam para a organização de um ataque armado ao campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre os comentários dessa discussão, houve o registro de sugestões para que a ação criminosa também fosse realizada no campus Dois Irmãos da UFRPE.

A Divisão de Segurança Universitária (DSU) da UFRPE está trabalhando com os órgãos da segurança pública na investigação do caso. O material coletado já foi encaminhado às autoridades policiais, que monitoram o caso. Ações integradas entre a DSU, Polícia Federal e Polícia Militar já estão sendo realizadas em caráter preventivo.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.