Entrevista Habilidades socioemocionais na pauta do sistema educacional brasileiro

Publicado em: 07/06/2019 21:36 Atualizado em:

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Entrevista Eduardo Shinyashiki*

Diario de Pernambuco - Hoje, a maior parte do sistema educacional foca nas habilidades cognitivas relacionadas apenas ao raciocínio intelectual. Mas a Base Nacional do Currículo (BNCC) vem trazendo a obrigatoriedade do ensino das habilidades socioemocionais. Você acha que os gestores e professores estão preparados, uma vez que a formação acadêmica desses profissionais ainda não estava preparada para essa nova realidade?

Eduardo Shinyashiki - A BNCC veio a confirmar uma necessidade de muito tempo. É importante pensar em um contexto educativo que possa unir os aprendizados onde aspectos cognitivos e relacionais se integrem para facilitar a compreensão do significado da vida na sala de aula, no cotidiano e no convívio social, reconhecendo que além do estudo de todas as disciplinas, o aluno precisa adquirir e solidificar as competências pessoais, comportamentais e éticas.

O mundo profissional em geral não está preparado para o universo das competências socioemocionais. Os conflitos vividos em todos os âmbitos da nossa sociedade confirmam isso e consequentemente a importância da BNCC ser implementada nas escolas. É fundamental que o educador esteja apto a desenvolver as competências socioemocionais em seus alunos. 

Ou seja, é na educação que está a base do desenvolvimento de qualquer ser humano. Os educadores necessitam desenvolver novas competências ou aprimorá-las. Afinal, o atual mercado de trabalho exige do aluno, além do conhecimento técnico, a valorização de competências como a flexibilidade, a autonomia, a responsabilidade, a autoconfiança, a capacidade de comunicação, o reconhecimento dos próprios sentimentos e dos outros, o intercâmbio de ideias e a cooperação para estarem prontos para fazerem a diferença no mundo.

A minha visão para suprir essa lacuna na formação socioemocional dos professores é leva-los a vivenciarem e desenvolverem as próprias competências socioemocionais para terem ferramentas e recursos para produzirem tais resultados também em seus alunos, da educação infantil até o ensino médio.

DP - Falamos muito sobre a importância de trabalhar valores humanos dentro das escolas, algumas competências e habilidades da BNCC- Base Nacional do Currículo Comum vem provando a necessidade de atuar mais fortemente frente às mesmas. Você pode falar na importância de desenvolver essas habilidades para a integração da diversidade?

ES - Como educadores, nos perguntamos quais as possibilidades de transmitir os valores humanos e desenvolver as dimensões fundamentais do indivíduo e do cidadão, no contexto familiar, escolar e social. A BNCC nos confirma essa importância. Claro que o tema é vasto e complexo, todavia, podemos ter presente alguns elementos importantes de reflexão quando pensamos em fortalecer o caminho da convivência e da integração da diversidade:
Ressaltar a centralidade da pessoa, no sentido de promover o desenvolvimento da valorização do ser humano, através de um percurso de respeito pela pessoa, da sua individualidade, da sua cultura, etnia, relações familiares e sociais.

Favorecer no aluno a busca da própria identidade, orientá-lo para fortalecer as próprias habilidades e talentos. Isso significa que estaremos ajudando este estudante a compreender as diferenças e o conceito de diversidade, no sentido amplo de cada um ver a realidade, dar significado às experiências e aos aspectos da vida.

Permitir ao aluno considerar as próprias ideias, opiniões e visão de mundo, não como um fator absoluto, mas como uma das possíveis maneiras de entendê-lo em um processo de compartilhar os significados, permitindo o desenvolvimento do raciocínio crítico, da habilidade de tomar decisões e promovendo o interesse para a colaboração e a cooperação.

Saber conviver é a habilidade de aprender a viver junto dos outros,  com atitudes solidárias, cooperativas e construtivas, integrando e respeitando as diversidades e desenvolvendo um pensamento mais flexível, criativo e inovador, que leva à realização pessoal, mas também à cooperação, à possibilidade de ser fiel ao próprio potencial, qualidades e objetivos individuais, reconhecendo também os objetivos coletivos e o bem  comum.

DP - Precisamos reestruturar os pensamentos, as atitudes e as ações dos professores em sala de aula frente a construção de conhecimento no que diz respeito às habilidades exigidas no novo mercado de trabalho, onde as mídias e tecnologias estão transformando as profissões. Como o Brasil tem se preparado para as demandas desse novo mercado?

ES - A Educação é um laboratório para os alunos se prepararem para viverem plenamente a  sua vida pessoal e profissional. Cada dia dentro da sala de aula é importante o desenvolvimento das competências de empreendedorismo, de tomada de decisão, de questionamento, de argumentação, de iniciativa, de domínio das emoções, da capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.

O Brasil e o mundo estão começando a compreender a importância para os jovens do desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança, das habilidades para conhecer e lidar com as próprias emoções, do otimismo, da responsabilidade, da perseverança, da comunicação, da colaboração, da empatia, da valorização do próximo, do trabalho em equipe e do respeito à diversidade. 

Neste momento histórico, é certamente necessário repensar a escola à luz das características da sociedade atual. A BNCC é um passo importante para isso e tem o objetivo de iniciar uma nova etapa na educação brasileira de forma mais integrada e eficaz, que permita que as mudanças realmente cheguem às salas de aula para preparar os alunos a serem cidadãos realizados, cooperativos, éticos e felizes.

DP - Qual é a escola que você sonha ver no futuro?

ES - A escola, mesmo nas suas dificuldades, continua sendo o agente educador e social fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Ela é a ponte entre o patrimônio cultural e a construção do futuro, por isso sonho com uma escola que permita ao aluno aprender a pensar, educando a sua inteligência, fortalecendo uma disciplina do pensamento, estimulando a curiosidade e a perseverança, orientando-o em direção ao futuro, permitindo o aluno se abrir a novos horizontes que são possíveis de enxergar só graças a escola e a educação.

Sonho uma escola que o ajude a ser ele mesmo, a se descobrir e a se realizar nas suas potencialidades, a saber discernir e avaliar as experiências da vida, seguindo os próprios valores, indo em direção aos seus sonhos com coragem e confiança, fazendo escolhas e podendo interagir na sociedade e na cultura para mudá-las e transformá-las quando necessário.

Sonho uma escola que além de oferecer uma vasta preparação ao aluno para que ele passe no vestibular, tenha conhecimentos técnicos e gerais sobre as diversas matérias ao longo dos anos, mas que se preocupem também com o desenvolvimento humano, para que se tornem pessoas mais seguras, com mais poder de empatia, estabelecendo seus projetos pessoais, com autoestima, com capacidade de enfrentar as frustrações e capazes de serem donos dos seus próprios destinos e mais felizes.

Sonho uma escola onde a relação interpessoal seja à base da relação educativa, onde o educador e o educado se abrem com e para o outro, na construção de um dialogo. Tudo isso para permitir uma educação que irá refletir na sociedade que desejamos para os nossos filhos, netos e todas as outras futuras gerações.

*Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança organizacional, educacional e pessoal e em neurocoaching.
Mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, Eduardo no seu trabalho tem-se dedicado a desenvolver o Poder Pessoal para gerar realização pessoal e profissional através da expansão das competências de liderança, comunicação e inovação, criando novas realidades e resultados.
Especializou-se no estudo dos aspectos emocionais, mentais e físicos do ser humano com os profissionais mais renomados nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, México e Índia.
Presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki, com mais de 30 anos de experiência no Brasil e na Europa, é referência em ampliar a autoliderança das pessoas por meio de Palestras, Congressos, Coaching e Treinamentos, para que elas obtenham atuações brilhantes em suas vidas.
Colabora periodicamente com artigos para os mais importantes veículos de comunicação do país, é autor dos livros “Viva como Você Quer Viver”, “A Vida é um Milagre”, “Transforme seus Sonhos em Vida” e “O Poder do Carisma”.


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