Meio Ambiente Junho é mês de forró e conscientização ambiental

Publicado em: 07/06/2019 10:15 Atualizado em: 07/06/2019 11:14

Foto: Marcos Pastich/PCR
Foto: Marcos Pastich/PCR
Junho é especial para quem faz a programação dos equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife. Afinal, todo dia 5 do referido mês é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em decorrência da importância da data, o governo municipal preparou um fim de semana repleto de atividades, ações e práticas voltadas para a preservação e cuidado com o meio ambiente e a conscientização popular quanto à sustentabilidade ambiental.

No Econúcleo Jaqueira, a programação especial começa na manhã de sábado (8) com uma trilha ambiental para revigorar os ânimos, seguida de uma oficina de vermicompostagem. Em alusão ao Dia Mundial dos Oceanos, o espaço sediará, às 16h, a contação da história “A gota d’água”, que pretende informar e divertir o público sobre a importância de nossos rios e mares e sua conservação.

No domingo (9), ocorre às 10h, a caminhada ecológica no Econúcleo Jaqueira, seguida de oficina de criação com resíduos sólidos “Borboletando", que combinará a experiência de imersão na mata com a criatividade proporcionada pela oficina artística, levando os visitantes a conhecer a fauna e flora do parque da Jaqueira e a importância das borboletas para o equilíbrio do meio ambiente. No fim da tarde, às 16h, a garotada ainda curtirá a atividade “Ecolorindo” que vai ensinar a como produzir lápis de cor a partir de galhos secos de árvores.

Também neste sábado (8), no Jardim Botânico haverá uma mini exposição de reenvasamento com a Associação Orquidófila de Pernambuco (ASSOPE), às 10h. A mostra vai contar com diversas espécies de orquídeas, além de uma demonstração de como reenvasar as plantas, para que estejam sempre saudáveis.

Logo em seguida, ainda no Jardim Botânico, às 10h30, ocorre esquete teatral estrelada pelos arte educadores da Turma Mangue e Tal, que pretendem cativar o público infantil com muita diversão e bom humor. Durante a tarde, a garotada vai se infiltrar na floresta e participar da caminhada ecológica “Os trapezistas da mata”. Ao fim da trilha, os visitantes poderão aguçar a imaginação e ouvir a contação de histórias sobre a Vitória Régia, importante personagem do folclore brasileiro.

Quem curte colocar as mãos na terra vai adorar a programação do domingo (9) no Jardim Botânico. Às 10h, o público poderá aprender a como confeccionar um mini-jardim em casa na oficina de Eco Terrário. A transmissão de conhecimento não para por aí. Logo após, às 10h, o graduando em biologia, Inácio Mendonça, comparece ao auditório do JBR para uma Conversa Ambiental sobre o manejo e importância das plantas medicinais. A palestra é direcionada para maiores de 18 anos e, para participar, basta fazer a inscrição no dia.

Também tem diversão e sustentabilidade no Centro de Atendimento ao Turista Ambiental (CAT Ambiental). No sábado (8), quem estiver curtindo a praia poderá aproveitar e visitar o espaço para participar de diversas atividades. O Dia Mundial dos Oceanos também será tema abordado na programação do local, que contará com uma exposição de fósseis de animais aquáticos na área externa do CAT. Em parceria com a Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), alunos de graduação em Ciências Biológicas e pós-graduação em Biologia Marinha da instituição estarão presentes tirando dúvidas durante o dia inteiro.

Serviços

Econúcleo Jaqueira
Rua do Futuro, 959 - Jaqueira
De quinta a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita

Jardim Botânico do Recife
BR ­232, km 7,5 - Curado
De terça a domingo, das 9h às 15h30
Entrada: gratuita

Centro de atendimento ao turista ambiental (CAT Ambiental)
Segundo Jardim - Boa Viagem
Terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada gratuita


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.