Programação Dia do Meio Ambiente é celebrado com várias atividades na Região Metropolitana do Recife

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/06/2019 17:56 Atualizado em: 04/06/2019 19:49

No Recife, 10 mil mudas devem ser plantadas até o domingo (9). Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação.
No Recife, 10 mil mudas devem ser plantadas até o domingo (9). Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação.
Nove em cada dez pessoas no mundo estão expostas a altos níveis de poluição do ar, que levam à intensificação do aquecimento global, prejuízos à saúde e até danos econômicos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a poluição do ar custa à economia global cerca de 5 trilhões de dólares anualmente. Para combater a poluição e reforçar a importância do cuidado com o meio ambiente, várias atividades serão realizadas na Região Metropolitana do Recife até o fim de semana. O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), será lembrado em oficinas, plantio de árvores e caminhada ecológica.

No Recife, 10 mil mudas devem ser plantadas em vários pontos da cidade até o domingo (9). Até esta terça-feira, a Maratona Verde já havia contabilizado o plantio de 1,5 mil mudas em escolas, hospitais e avenidas da capital pernambucana. O projeto utiliza mudas de grande, médio e pequeno portes, atendendo às especificações existentes no manual de arborização da Prefeitura do Recife. O objetivo é que as árvores ajudem a criar sombras e a combater as ilhas de calor da cidade.

Duas oficinas - uma de compostagem, que vai ensinar um conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos, às 10h30, e uma de produção de mudas, às 14h40 - também fazem parte da programação no Recife e acontecem no Jardim Botânico nesta quarta. Uma trilha para mostrar espécies ameaçadas acontece na quinta-feira (6), às 14h, também no Jardim Botânico, e terá o objetivo de conscientizar as crianças sobre a necessidade de proteger o meio ambiente.

Na manhã desta terça-feira (4), 600 mudas de várias espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas no Hospital Pelópidas Silveira. Foto: Semas/Divulgação.
Na manhã desta terça-feira (4), 600 mudas de várias espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas no Hospital Pelópidas Silveira. Foto: Semas/Divulgação.
No sábado (8), o Centro de Atendimento ao Turista (CAT Ambiental), localizado no Segundo Jardim de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e o Econúcleo Jaqueira, no Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade, terão atividades gratuitas para a conscientização sobre descarte correto do lixo, a importância da vida marinha e dos oceanos para o planeta. "O CAT Ambiental, inaugurado em setembro do ano passado, tem a missão de oferecer informações sobre a preservação ambiental. Aos domingos, temos sempre um arte-educador no local para realizar atividades lúdicas", explica a chefe do setor de arte-educação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Daniela Albuquerque.

Uma feira com produtos sustentáveis, como canudos, absorventes, copos, cosméticos e bolsas, acontece nesta quarta-feira na Avenida João de Barros, 1563, das 11h30 às 13h30. A data será marcada ainda pela criação de novas Unidades de Conservação Estaduais e pela entrega do novo prédio-sede da Unidade Gestora do Parque de Dois Irmãos. O evento será no parque, na Zona Norte do Recife. Também estão previstas a inauguração da horta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que integra o Programa Estadual Horta em Todo Canto, e o lançamento do cordel Lixo! E eu com isso?, produzido pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

No campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e o projeto Incentífico promovem Ação do Dia do Meio Ambiente às 11h. Os alunos do projeto distribuirão lápis reciclados - feitos artesanalmente, por eles mesmos, de jornal - e conscientizarão as pessoas sobre a temática do meio ambiente, bem como sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação começará no Centro de Artes e Comunicação (CAC), passando pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Centro de Educação (CE) e Restaurante Universitário (RU).

Em Olinda, O Dia Mundial do Meio Ambiente será lembrado com o evento "Conscientização para o consumo sustentável", às 8h, no Auditório do Palácio da Prefeitura, Rua de São Bento, 123, Varadouro. Na quinta-feira, na altura do antigo quartel da Polícia do Exército da orla, também a partir das 8h, estão previstas oficinas do Espaço Ciência, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e apresentações de animais empalhados para estudantes da rede municipal de ensino.

Uma ação de coleta de lixo eletrônico acontece das 8h às 12h30 em Paratibe, Paulista, também na Região Metropolitana do Recife. No município, haverá ainda plantio de mudas a partir das 15h no Colégio Marcos Freire, em Maranguape 1. Até o dia 14 deste mês, a exposição "Animais Silvestres: Eles Precisam de Nós" acontece no shopping Paulista North Way. A mostra é uma parceria da CPRH com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista e pode ser visitada no segundo piso do centro de compras das 10h às 22h.

Já a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realiza nesta quarta ações internas voltadas aos servidores públicos alocados no Complexo Administrativo de Jardim Jordão. A partir das 8h, será organizada uma feira ecológica no estacionamento do local, quando os trabalhadores poderão trocar resíduos eletrônicos por mudas de plantas e hortaliças. Ainda na cidade, o Shopping Guararapes promove um evento como uma forma de conscientizar e orientar o público para as questões ambientais. A ação acontece nestas quarta e quinta, das 12h às 18h. Sete escolas do município vão apresentar trabalhos desenvolvidos pelos alunos dentro do conceito da educação ambiental.

"O Dia do Meio Ambiente, apesar de ressaltar ações que acontecem e devem acontecer durante todo o ano, é importante porque quanto mais se fala no assunto, mais se traz conscientização sobre o tema. É uma forma de dizer que o meio ambiente faz parte do nosso dia a dia", enfatiza a engenheira ambiental Julia Santos. 

Camaragibe ganhará horta comunitária. Foto: Camará Shopping/Divulgação.
Camaragibe ganhará horta comunitária. Foto: Camará Shopping/Divulgação.
Em Camaragibe, a partir das 7h, será inaugurada a primeira horta dentro de um shopping em Pernambuco. Cerca de 30 crianças de 5 a 10 anos, da Escola municipal Nova Santana, realizarão o plantio de mais de 20 variedades de sementes de hortaliças, como coentro, alface e manjericão no Camará Shopping. A horta, que tem cerca de 100 metros quadrados, será instalada no terraço panorâmico, no piso L3. Toda a produção da horta será doada à ONG De braços abertos, que funciona em Aldeia.

Em Goiana, será realizada a primeira edição da Caminhada Ecológica Jeep. O evento, que acontece das 9h às 12h, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado de resíduos. A ação é uma parceria da Jeep com a Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente e a Secretaria de Políticas Sociais do município. O material recolhido durante a caminhada será encaminhado à Ilha Ecológica Jeep para destinação ambientalmente adequada.

As unidades do Sesc na Região Metropolitana do Recife também vão promover uma série de atividades gratuitas e abertas ao públicos. Entre as ações, oficinas para produção de produtos reutilizados e aproveitamento integral de alimento. "A sustentabilidade é um tema transversal e presente em todas as nossas ações do ano porque entendemos que todos nós somos responsáveis e devemos adotar novos hábitos diariamente", destaca a coordenadora de Educação em Saúde e Sustentabilidade do Sesc, Elisabete Lacerda. 

Interior

O Dia do Meio Ambiente será comemorado ainda com a criação de duas novas Unidades de Conservação em Pernambuco: as Serras Caatingueiras, entre os municípios de Salgueiro e Cabrobó, e do Giz, na divisa de Afogados da Ingazeira e Carnaíba. Elas serão oficializadas nesta quarta. Com elas, o estado passa a ter a conservação de mais de 22 mil hectares do bioma caatinga.

Em Garanhuns, Agreste do estado, a partir das 9h, o Parque Euclides Dourado receberá, nesta quarta, uma ação de educação ambiental, voltada para comunidade escolar e visitadores do espaço. Haverá jogos interativos com temáticas ambientais, distribuição de cartilhas ambientais instrucionais, além do plantio de mudas.


  

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.