VIDA MARINHA Dia Mundial dos Oceanos será comemorado com trilha cega, exposição de fósseis e oficina

Publicado em: 04/06/2019 15:16 Atualizado em: 04/06/2019 15:19

No próximo dia 8, haverá atividades gratuitas em locais como o CAT Ambiental. Foto: PCR/Divulgaçao
No próximo dia 8, haverá atividades gratuitas em locais como o CAT Ambiental. Foto: PCR/Divulgaçao
Para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, em 8 de junho, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, montou uma programação de educação ambiental. Durante todo este dia, o CAT Ambiental - equipamento de educação ambiental da SMAS localizado no Segundo Jardim da Orla de Boa Viagem - terá programação dedicada à conscientização do descarte correto do lixo e atividades que exploram a importância da vida marinha e o impacto ambiental na sociedade. Uma exposição de fósseis de animais aquáticos ficará instalada na área externa do local sob o comando de alunos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e pós-graduação em Biologia Marinha da Faculdade Franssineti do Recife (Fafire). Sob a orientação da professora do curso de graduação e coordenadora da pós-graduação em Biologia Marinha, Danise Alves, os estudantes irão falar sobre as características de diversas espécies marinhas. 


Haverá ainda a Trilha Cega que, pela primeira vez,sai do Econúcleo Jaqueira e do Jardim Botânico do Recife para a Orla de Boa Viagem. Em dois horários, às 10h30 e 14h40, a arte-educadora da SMAS, Silvana Coutinho, convidará os participantes para uma caminhada de olhos vendados e pés descalços pela estrutura do CAT Ambiental, seguindo para a areia, mar e vegetação da praia. "O objetivo é tratar a relação do sujeito urbano com o meio ambiente, provocando a reflexão das pessoas sobre as suas relações com o meio em que vivem. Durante o percurso, elas vão sentir o contato com os resíduos sólidos que estarão na areia e poderão aguçar os cinco sentidos ao tocar na vegetação e sentir o mar", explica Silvana. 

No Econúcleo do Parque da Jaqueira, a criançada poderá participar da Oficina de histórias em quadrinhos, às 10h30, com criação de personagens relacionados ao oceano, ministrada pela arte-educadora Flávia Gomes, explorando a criatividade e imaginário lúdico. "O intuito é resgatar os principais cuidados e curiosidades sobre o oceano, conhecendo as espécies que habitam o fundo do mar e as espécies que encontramos na costa de Pernambuco", explica Flávia.  Às 14h, haverá contação da história A gota d´água, com manuseio de objetos e ilustrações, que narra o caminho de uma gotinha de água da chuva que caía dentro do Rio Beberibe e sonhava em conhecer o Rio Capibaribe. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.