Saúde Parque Dona Lindu recebe ação sobre importância da doação de sangue

Publicado em: 04/06/2019 09:21 Atualizado em: 04/06/2019 09:37

Crédito: Malu Cavalcanti/Esp. DP
Crédito: Malu Cavalcanti/Esp. DP

Para fortalecer o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no próximo dia 14, o Hapvida +1k realiza, no sábado dia 15, uma série de atividades físicas no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O evento é gratuito, aberto ao público e começa às 15h.

Na programação, estão previstas palestra com o Hemope; aulas de pilates, dança e combat; treino funcional para crianças; e corrida de 4km. O evento contará com distribuição de camisas do programa e lanches. Para a participação na aula de pilates solo, é necessário que o aluno esteja portando uma canga ou um colchonete para realizar a atividade.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,6 % da população brasileira é doadora de sangue. Embora esse número esteja acima dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) - que é de pelo menos 1% da população -, os órgãos competentes trabalham para aumentar a quantidade de doadores.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é necessário possuir a autorização e contar com o acompanhamento de um responsável durante o processo da doação. No caso de idosos com mais de 60 anos, que estejam realizando a doação pela primeira vez, é preciso ter autorização médica. O doador também precisa estar saudável e não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas anteriores. Quem tomou a vacina da gripe só pode realizar a doação após 48 horas, se não tiver apresentado nenhuma reação.

Serviço
Data: sábado, 15 de junho
Horário: a partir das 15h
Local: Parque Dona Lindu (Av. Boa Viagem, s/n, Recife)


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.