Arborização Maratona verde: começa plantio de 10 mil árvores no Recife

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/06/2019 11:23 Atualizado em:

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação.)
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação.

Os alunos da Escola Municipal Antônio Brito Alves, na Mustardinha, foram os primeiros a participarem Maratona Verde do Recife, que tem como meta plantar 10 mil árvores em toda a cidade até o próximo domingo (9). A ação na escola começou nesta segunda-feira (3), quando foram plantadas mudas de ipê rosa, pitangueira e sabonete. A escola que sediou a atividade ganhou destaque com o projeto das Ecobarreiras, que consiste em uma barreira sustentável capaz de reduzir a quantidade de resíduos sólidos no canal do ABC.

"De hoje até o próximo domingo, a meta é plantarmos 10 mil árvores, para termos uma cidade mais verde, com a temperatura melhor, com o meio ambiente mais sustentável. Lá em Boa Viagem, por exemplo, na rua Itapeva, os moradores se juntaram e encontraram 20 locais para fazermos o plantio. Condomínios, clubes, igrejas, escolas particulares, estão todos se juntando para a gente transformar o Recife em uma cidade mais verde", afirmou o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

SAIBA MAIS

Maratona propõe o plantio coletivo de 10 mil árvores no Recife


Aluna do 6º ano, Maria Eduarda, 10 anos, participou do cultivo e aprovou. "O ser humano tem sido muito ruim para o meio ambiente, destruindo tudo, então a gente tem que espalhar essas iniciativas e essa emoção para todo mundo, para mostrar o quanto isso é importante para nós. Isso ajuda até no ar que respiramos, pois fica menos poluído", defendeu a estudante.

A maioria das espécies vem da mata atlântica. São ipês de todas as cores, branco, rosa, amarelo; o pau-brasil; sucupira; pau de jangada; leiteiro. "Isso ajuda a população, o planeta e os cidadãos. Essa é uma arrancada, um desafio de conscientização", contou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves.

Segundo a vice-gestora da Escola Municipal Antônio Brito Alves, Valéria Fonseca, a Maratona Verde dá continuidade ao trabalho que a unidade de ensino já desenvolve há anos de melhorar a biodiversidade no ambiente escolar. "Essa parte de arborização, de melhorar acústica, a iluminação e os cuidados com relação ao descarte do lixo vem sendo trabalhado de forma multidisciplinar há um tempo. A meta é sensibilizar os estudantes para as questões socioambientais, então temos cuidado de melhorar o ambiente interno e pensar também no entorno da escola, daí surgiu a ecobarreira, proposta e pensada pelos estudantes", contou ela.

Distribuição
Dois pontos de distribuição de mudas estarão disponíveis para quem quiser pegar e efetuar o plantio onde desejar. Nos dias 8 e 9 de junho será no Parque Dona Lindu, localizado na Avenida Boa Viagem, s/n, Zona Sul da cidade, e na Uninassau, localizada na rua Joaquim Nabuco, 619, Bloco F, Graças, Zona Norte.

Cada local terá cem mudas disponíveis para doação. Para retirá-las é preciso portar documento de identificação e assinar um certificado de Maratonista Verde, indicando o local onde será plantada a árvore. A apoteose acontecerá em pontos estratégicos definidos pela SMAS durante os dias 8 e 9 de junho, como Parque do Caiara, Dona Lindu, Santos Dumont, Santana, Hospital da Mulher e Hospital Pelópidas Silveira; Orla Boa Viagem e Escola 14 Bis.

O cidadão que quiser participar como voluntário, basta chegar a um desses locais da programação que será divulgada na próxima semana e plantar junto à equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

No final da maratona, os dados das novas árvores plantadas serão integrados ao Inventário da arborização da cidade, com isso, podem ser gerenciados com muito mais exatidão, otimizando o trabalho, minimizando os custos e facilitando a tomada de decisões.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.