Pedalada Ecológica Ciclistas coletam uma tonelada de resíduos do Rio Jaboatão

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/06/2019 06:58 Atualizado em:

Foto: Chico Bezerra/Divulgação/PJG. (Foto: Chico Bezerra/Divulgação/PJG.)
Foto: Chico Bezerra/Divulgação/PJG.
Duzentos ciclistas percorreram ontem seis quilômetros de paisagens litorâneas em Jaboatão dos Guararapes. O destino era a Foz do Rio Jaboatão, onde recolheram resíduos como garrafas plásticas, metais, papéis e sacos plásticos. No local, plantaram mudas de cajueiros, uma árvore nativa dessa região. Foi a primeira versão da Pedalada Ecológica do município, organizada com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e modalidade esportiva.

A organização estimou que uma tonelada de lixo foi recolhida às margens do rio, que nasce em Vitória de Santo Antão e desemboca no Oceano Atlântico em Barra de Jangada, limite entre os municípios de Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho. A concentração da pedalada foi no Mercado do Peixe, na orla Candeias, e partida ocorreu às 8h. Na concentração, cada um dos ciclistas doou 1 kg e de alimento não perecível. 

Pela primeira vez em um passeio ciclístico, a dona de casa Marinalva América, moradora de Candeias, se sentiu estimulada pela campanha defender o meio ambiente. “Espero que as pessoas cuidem mais da cidade e que joguem o lixo no lugar certo. Rio não é lugar de lixo”, disse. A sujeira nas margens do rio contrasta com a paisagem, marcada por cajueiros, coqueiros e mangue.

Seletiva
Morador de Barra de Jangada, o militar aposentado Ranilson Soares Wanderley é habituado a participar de passeios ciclístico. Mas o de ontem teve um significado especial, segundo ele, por ser “um dia de cuidar da natureza”. O passeio reuniu gente de diversas idades. De adolescentes a idosos.
Todo o material recolhido pelos ciclistas será entregue ao Programa de Coleta Seletiva, que para fará a triagem e encaminhará para serem reciclados. “Essa ação tem justamente o objetivo de conscientizar as pessoas a cuidar do meio ambiental”, destacou o prefeito Anderson Ferreira. A pedalada de ontem foi a segunda promovida pelo municípío em dois meses. No início de maio, para comemorar o aniversário de 426 anos do município,2,5 mil atletas percorreram ruas da cidade.

A Pedalada Ecológica marcou o início da Semana do Meio Ambiente em Jaboatão dos Guararapes. Até a quinta-feira, o governo municipal promoverá as ações internas voltadas para os públicos do Complexo Administrativo, localizado em Jardim Jordão. A partir das 8h, será organizada uma feira ecológica no estacionamento do local, quando os trabalhadores poderão trocar resíduos eletrônicos por mudas de plantas e hortaliças.

No mesmo dia, o município implanta a coleta de papel, do tamanho A4, nas instalações do complexo. Das 14h às 17h, uma campanha de sensibilização pretende conscientizar as equipes responsáveis pela limpeza do local. Um encontro escolar de educação ambiental, será realizada na próxima sexta-feira na Escola Municipal Padre Aurino, das 14h às 16h. O encontro terá uma série de atividades. Entre elas, rodas de diálogo.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.