DP NOS BAIRROS No Rosarinho, coleta seletiva é feita na parceria

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/05/2019 07:36 Atualizado em: 31/05/2019 07:52

Foto: Leandro de Santana/ Esp. DP Foto (Foto: Leandro de Santana/ Esp. DP Foto)
Foto: Leandro de Santana/ Esp. DP Foto

Os moradores do Rosarinho, na Zona Norte do Recife, contam com uma rede diversificada de coleta seletiva há 15 anos. Instalada por um colégio particular, a estrutura serve à comunidade e recolhe papel, metal, plástico, pilhas, óleo, cartões e materiais eletrônicos. Somente em 2018, foram coletadas mais de 32 toneladas no bairro. Do total, 14,5 toneladas foram de papel; 8,5 toneladas de plástico; 6,6 toneladas de vidro; 1,9 toneladas de metal; 361 quilos de lixo eletrônico (e-lixo); 223 quilos de pilhas; 225 litros de óleo e 251 cartões. 

Os contêineres para receber os resíduos ficam na Rua Salvador de Sá e podem ser usados por moradores do bairro e de outras regiões da cidade. “Temos parcerias com diversos órgãos para destinar corretamente cada material. A Emlurb  recolhe os materiais como papel, plástico, vidro e metal. Eles são encaminhados a cooperativas de reciclagem. O lixo eletrônico é levado pelo Centro Marista Circuito Jovem do Recife, que faz reciclagem eletrônica. Já o óleo é reciclado pela ASA (Indústria e Comércio)”, explica a coordenadora de projetos de sustentabilidade do Colégio Fazer Crescer, Denise Paranhos.

Ao ser coletado pela ASA no Rosarinho, o óleo é utilizado para fins industriais, passando por um processo de filtração, onde são retirados os restos de alimentos. Depois, o resíduo passa por uma claritização, quando se tira a cor escura e o cheiro, deixando apenas a gordura. Após essas etapas, o óleo que representa apenas 3% da gordura retirada é unido a outros produtos para fabricação do sabão vendido pela indústria. 

O país produz mais de 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, dos quais 13,5% são de plástico.
 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.