Sertão do Pajeú Compesa retoma o abastecimento em Solidão, no Sertão do Pajeú

Publicado em: 27/05/2019 10:42 Atualizado em: 27/05/2019 10:52

FOTO: Ricardo Fernandes/DP
 (FOTO: Ricardo Fernandes/DP
)
FOTO: Ricardo Fernandes/DP
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) retomou o abastecimento de água na cidade de Solidão, no Sertão do Pajeú, em Pernambuco. A iniciativa se deu graças a recuperação do nível da Barragem Nossa Senhora de Lourdes, que estava em colapso desde outubro do ano passado. As chuvas registradas nos últimos dois meses permitiram o armazenamento de água no manancial que, hoje, com 55% de sua capacidade, representa um volume de 540 mil metros cúbicos. O novo calendário de distribuição de água será divulgado pela Compesa nesta segunda-feira (27).

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Solidão não estava funcionado devido a barragem ter secado pelos sete meses sem chuva. Mas a situação foi revertida no último domingo (19), quando os técnicos da Compesa começaram os testes para reativar a operação do sistema.

A utilização de carro-pipa foi a única alternativa dos moradores durante o período de colapso da barragem. Mas agora os 5,7 mil habitantes de Solidão voltaram a receber água nas torneiras. "Após identificar que a barragem havia atingido um volume suficiente para retirada de água, começamos imediatamente os testes operacionais e de qualidade para retomar o abastecimento de Solidão", esclarece o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Gileno Gomes.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.