Mobilidade CTTU monta esquema especial de trânsito para a 21ª Festa de Frei Damião

Publicado em: 26/05/2019 14:58 Atualizado em: 26/05/2019 15:09

Foto: Marcela Pereira/ Esp. DP.
Foto: Marcela Pereira/ Esp. DP.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de circulação para acompanhar a realização da 21ª Festa de Frei Damião, que acontece até este domingo (26), no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. O monitoramento da área conta com o apoio de 114 agentes de trânsito, realizando o trabalho de operação e fiscalização de tráfego ao longo de cada dia de celebração.

A fim de garantir maior fluidez do trânsito e a segurança viária, a CTTU irá monitorar todas as vias de acesso ao Convento São Félix de Cantalice, onde acontece a festa. Os agentes de trânsito irão se posicionar em pontos estratégicos, no cruzamento da Avenida Domingos Ferreira com a Rua Tomé Gibson, no trecho de acesso ao antigo Aeroclube, e nas ruas José Rodrigues e Elias Gomes. O monitoramento da área também será realizado pelos agentes da Central de Operações de Trânsito (COT) da Autarquia, além de agentes em motocicletas e viaturas.

LEIA MAIS:

A CTTU aconselha que o público chegue cedo ao local do evento para evitar retenções e corre-corre. O ideal é deixar o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Outra opção é ir em grupo ou em um mesmo veículo. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).

Controle urbano

A Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) também preparou uma operação para manter o ordenamento do comércio informal e o controle urbano durante o evento. Nos quatro dias do evento, um efetivo de 46 fiscais vai assegurar a mobilidade dos pedestres e garantir o livre acesso ao passeio público.

Ao todo, seis pontos de fiscalização serão instalados na Rua Elias Gomes, no cruzamento com as ruas Tomé Gibson, Araruba e José Rodrigues e entre as ruas José Noronha e José Rodrigues. Além disso, ainda haverá um ponto de fiscalização em frente ao Convento São Félix Cantalice.

O objetivo das barreiras de fiscalização é orientar os ambulantes e coibir a instalação de equipamentos não autorizados, além de proporcionar mobilidade aos pedestres no evento. Aqueles que não obedecerem às regras serão notificados e poderão ter o material apreendido.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.