Educação Seminário no Recife faz alerta sobre cortes no financiamento das universidades

Publicado em: 21/05/2019 14:18 Atualizado em: 21/05/2019 14:25

Evento acontece em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Foto: Passarinho/UFPE/Divulgação.
Evento acontece em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Foto: Passarinho/UFPE/Divulgação.
O seminário alusivo aos 40 anos do Programa Capes/Cofecub, que acontece até esta terça-feira (21) no Mar Hotel, em Boa Viagem, foi aberto com um alerta contra os recentes bloqueios governamentais no financiamento das instituições de ensino superior brasileiras e as ameaças às ciências sociais.

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, destacou a importância da realização do evento no momento em que os cortes no orçamento impedem o funcionamento adequado das universidades. Ele lembrou que o programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) começou no Nordeste e, desde o início, investiu nas ciências humanas.

O embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, externou preocupação com os cortes no orçamento e as ameaças às ciências sociais. "O Brasil e a França têm uma forte cooperação nessa área, e ninguém pode não se sensibilizar com as ameaças a esse campo do conhecimento", disse.

De acordo com o reitor da UFPE, hoje, há 1,3 mil cursos de pós-graduação no Nordeste, o que corresponde a 22% da pós-graduação brasileira. "Estou no fim do meu mandato de oito anos e encerro minha carreira na gestão pública. Desejo o fortalecimento da nossa cooperação solidária entre os povos em benefício da educação pública", ressaltou.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.