Recife em ação Mutirão leva serviços de saúde, educação e limpeza urbana para o Córrego da Areia

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/05/2019 10:57 Atualizado em:

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.)
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.

Mais de 45 atividades, entre elas emissão de cartão do SUS, teste de glicose, vacinação e cadastramento no programa Bolsa Família foram algumas das atividades disponibilizadas no mutirão Recife em Ação realizado neste sábado (18), no Córrego da Areia, em Nova Descoberta.

A vacinação contra a gripe estava sendo aplicada em crianças de seis meses a menores de seis anos, mulheres grávidas, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, pessoas idosas, professores, profissionais de saúde e policiais, justamente o grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde. Também foi montado um escovódromo, onde profissionais de Saúde Bucal ensinaram sobre a forma correta de escovar os dentes e entregaram kits de higiene bucal (com escova e creme dental).

Um caminhão equipado com mamógrafo disponibilizou 40 vagas para a realização de exames. O resultado fica pronto em até 20 dias na unidade mais próxima onde a ação foi realizada. Também foram entregues fichas para mulheres que precisavam fazer o exame preventivo ginecológico.

"Mais um mutirão chegando junto do povo, junto da população. Estamos aqui na Escola Poeta Joaquim Cardozo e muitas pessoas estão sendo atendidas com os serviços oferecidos e outras estão sendo atingidas pelas ações da Emlurb nas ruas, com limpeza e manutenção urbana. Tem gente aqui hoje tirando segunda via da identidade, da certidão de nascimento. Tem ação de saúde, vacinação. É um mutirão grande que percorre os bairros da cidade para levar os serviços à comunidade", afirmou Geraldo.

Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias, por sua vez, saíram às ruas, durante o fim de semana, para identificar e tratar focos de Aedes aegypti, causador de arboviroses (dengue, chikungunya e zika). Na área de cidadania, os moradores tiveram acesso a serviços de agendamento pra emissão de RG, com garantia da gratuidade.

A ação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. No encontro, a população de baixa renda pode ainda se cadastrar, atualizar e receber orientações sobre o Cadastro Único para inclusão em programas sociais do Governo Federal, além do Bolsa Família.

Para facilitar o acesso dos moradores às oportunidades de trabalho, a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) ofereceu serviços de intermediação de mão de obra da Agência do Emprego do Recife. A população também teve acesso também às orientações da Sala do Empreendedor sobre temas como formalização de empresas e cursos de aperfeiçoamento.

Com a participação do Procon Recife no Mutirão, os moradores aproveitaram para registrar queixas sobre relações de consumo e ter acesso a serviços gratuitos como negociação de débitos e orientação jurídica. Na passagem do mutirão, o Córrego da Areia recebeu uma série de serviços, promovidos pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Foram realizadas ações de drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana.

Ao todo, 79 ajudantes garantiram a varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. Para isto foram utilizadas duas caçambas basculantes, 10 contentores na área da ação, triturador para restos de poda, um bob cat com duas caçambas basculantes e um compactador. A expectativa é de que sejam coletadas aproximadamente 38 toneladas de resíduos e o custo estimado dessa ação é de R$ 28 mil.

RECIFE EM AÇÃO - O mutirão reúne uma série de serviços de cidadania que são ofertados gratuitamente à população durante um dia inteiro. O projeto é voltado para ações sociais e atividades em áreas vulneráveis do Recife e, entre 2017 e 2018, a Prefeitura realizou mais de 50 em todas as microrregiões da cidade. Ao todo, são oferecidas mais de 45 atividades de sete secretarias e órgãos nos mutirões.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.