Mobilidade Bairro do Recife, Ilha do Retiro e Aflitos têm esquemas especiais de trânsito neste fim de semana

Publicado em: 10/05/2019 11:00 Atualizado em: 10/05/2019 11:11

Até a madrugada deste domingo, é proibido estacionar nos arredores da Praça do Arsenal a partir das 18h. Foto: PCR/Divulgação.
Até a madrugada deste domingo, é proibido estacionar nos arredores da Praça do Arsenal a partir das 18h. Foto: PCR/Divulgação.
Esquemas especiais de trânsito foram montados pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) por causa do 25º Festival Nacional da Seresta, no Bairro do Recife, e também para as partidas de futebol que acontecem neste fim de semana. Cerca de 200 profissionais, entre agentes e orientadores de trânsito, estão escalados para acompanhar os eventos. A Central de Operação de Trânsito (COT) estará de plantão 24 horas, monitorando os principais corredores viários da cidade.

Desde essa quarta-feira (8), a operação de trânsito para o 25º Festival Nacional da Seresta funciona diariamente, das 18h às 4h. O esquema fica até o sábado (11), quando se encerram as atividades na Praça do Arsenal. Com o intuito de garantir a segurança viária, está proibida a circulação de veículos no entorno da Torre Malakoff, com os cruzamentos da Rua do Observatório e Rua do Brum; Rua do Bom Jesus e Praça Arsenal da Marinha; Rua da Guia e Rua Barão Rodrigues Mendes; Avenida Barbosa Lima e Rua Domingos José Martins. O estacionamento também é proibido em todo o entorno da Praça do Arsenal, das 18h e às 4h. A medida visa dar livre circulação ao público do festival.

Para o jogo entre Sport e Figueirense, que acontecerá neste sábado, às 16h30, na Ilha do Retiro, a operação da CTTU terá início às 13h30 e será montada no entorno do estádio Adelmar da Costa Carvalho. Uma equipe de 20 agentes de trânsito, disposta em pontos fixos ou em motos e viaturas, foi destacada para atuar no local até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta das 19h30.

Pontos estratégicos, como a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Estrada dos Remédios, Túnel Chico Science e o cruzamento entre Avenida Governador Agamenon Magalhães e a Rua Paissandú serão monitorados. Apenas a Rua Tabaiares, que dá acesso ao estádio, será bloqueada. No entanto, os bloqueios poderão ser ampliados a depender da necessidade. 

Uma operação especial de trânsito também foi criada para o jogo entre o Náutico e Ferroviário, que acontecerá no domingo (12), às 18h, no bairro dos Aflitos. A ação terá início às 15h e será montada no entorno do estádio Eládio de Barros Carvalho. Uma equipe com 18 agentes de trânsito, disposta em pontos fixos ou em motos e viaturas, irá monitorar as imediações do estádio até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta das 21h.

Inicialmente, as ruas da Angustura e Manuel de Carvalho ficarão interditadas para a circulação de veículos e apenas moradores terão acesso ao local pela Rua Padre Silvino Guedes. A depender da movimentação dos torcedores, a Avenida Conselheiro Rosa e Silva pode ser interditada no trecho entre a Rua Conselheiro Portela até Avenida Santos Dumont. O fluxo de veículos da Avenida Rosa e Silva pode ser desviado pela Rua Senador Alberto Paiva.

A CTTU aconselha o público a chegar cedo aos eventos do fim de semana para evitar retenções. O ideal é deixar o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Outra opção é ir em grupo em um mesmo veículo, pois a oferta de vagas de estacionamento em via pública é limitada. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento.

A fiscalização será rigorosa e o motorista que tiver o carro flagrado em local irregular corre o risco de receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH) e de ter o veículo rebocado.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.