Entidade Eleição da Adeppe acontece nesta sexta

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/05/2019 08:11 Atualizado em:

O pleito foi adiado após a chapa de oposição entrar com uma ação na justiça.
Foto: Reprodução/Street View. (O pleito foi adiado após a chapa de oposição entrar com uma ação na justiça.
Foto: Reprodução/Street View.)
O pleito foi adiado após a chapa de oposição entrar com uma ação na justiça. Foto: Reprodução/Street View.

Acontece hoje a eleição da nova diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco (Adeppe), relativa ao biênio 2019/2021. A entidade possui 801 delegados associados e votantes, com maior concentração no Recife e Região Metropolitana. O pleito foi marcado, inicialmente, para o dia 21 de março, mas foi adiado após a chapa de oposição entrar com uma ação na justiça pedindo seu adiamento. A determinação judicial, então, levou o pleito para um prazo de 35 dias após a data inicialmente agendada.

Segundo o candidato pela chapa de oposição, delegado Antônio Cândido, a solicitação ocorreu em virtude de falta de informações em tempo hábil. Afirma que, de acordo com o estatuto interno da Adeppe, adotado há 28 anos, no prazo de 50 dias antes da eleição, é convocada uma assembleia geral para aprovar o estatuto que vai reger aquele pleito, escolher a comissão eleitoral que vai conduzi-lo, definir a data de eleição e locais de votação. “Desta vez, isto não ocorreu. Só fomos informados de que haveria eleições cinco dias antes da data divulgada”, afirma.

Já o presidente da Adeppe, Francisco Rodrigues, afirma que as eleições foram convocadas observando estritamente as regras previstas nos artigos 36 a 40 do Estatuto da Adeppe que ditam, dentre outras determinações, que a eleição deve ser realizada 30 dias antes do término dos mandatos. E que, também, deverão ser registradas na Secretária da Associação, até 15 dias úteis, antes da data das mesmas. “Além disso, de acordo com o Artigo 39º, há a informação de que no edital de convocação de eleição, a ser publicado até 5 dias antes da mesma, o presidente da associação fará constar os nomes dos componentes da mesa.”


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.