Recife IFPE celebra dia da matemática

Publicado em: 10/05/2019 07:40 Atualizado em: 10/05/2019 07:58

foto: Blenda Souto Maior/arquivo DP
foto: Blenda Souto Maior/arquivo DP
O Grupo de Pesquisa em Matemática (GEMTEC) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) celebra, nesta sexta-feira (10), o dia da matemática, considerada uma das disciplinas mais temidas dos estudantes.

A abertura está marcada para às 9 horas da manhã, no pátio do campus Recife, local também da ExpoMAT,  exposição de materiais sólidos que exploram a geometria, a partir do uso de pilotos e jogos, como o dominó, produzido com materiais recicláveis. Na sequência, haverá um momento cultural com a apresentação do Coral IFPE. 

No turno da tarde acontece o minicurso MATics no Ensino da Matemática com uso do software Geogebra, na sala C-41, das 13h às 15h, com a professora da Rede Municipal do Recife, Auxiliadora Rodrigues. Nesse mesmo horário, será realizada a oficina Construindo cubos dançantes por origami.

Após essas atividades, o pátio volta a sediar o evento com a gincana de matemática (GinkaMAT) e o encerramento, às 16 horas, com a comédia teatral  A Matemática está em tudo, até no divã,  montagem de autoria da ex-reitora Cláudia Sansil. O espetáculo aborda conceitos matemáticos, buscando explicação para o medo, desde cedo, dessa ciência.

A iniciativa da realização do encontro gratuito e aberto ao público é do grupo GEMTEC, que tem à frente a coordenadora e professora de Matemática do Campus Recife, Lialda Cavalcanti. O grupo conta, ainda, com a participação de professores-pesquisadores de outras áreas, e colaboração de estudantes da UFPE, também estagiários da pesquisa.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.