Turismo Olha! Recife abre inscrições nesta sexta-feira (10)

Publicado em: 09/05/2019 19:01 Atualizado em: 09/05/2019 19:01

O Mercado da Boa Vista será visitado no passeio a pé deste domingo (12). Foto: Sol Pulquério/PCR/Divulgação.
O Mercado da Boa Vista será visitado no passeio a pé deste domingo (12). Foto: Sol Pulquério/PCR/Divulgação.
Com três temas diferentes, o Olha! Recife é uma opção de lazer para quem quiser conhecer a cidade de forma gratuita. A influência inglesa, o Pátio Santa Cruz e Mercado da Boa Vista e os arredores do Cais de Santa Rita são os destinos de quem quiser participar dos roteiros guiados.

Neste sábado (11), o Olha! Recife de Ônibus levará os participantes para conhecer a influência do povo inglês na cidade. O roteiro passará pela antiga sede da Western Telegraph Company, onde hoje é o Paço do Frevo, e no Marco Zero. Faráainda uma visita panorâmica ao Cemitério dos Ingleses, ao The British Country Club e à Catedral Anglicana da Zona Norte.

O roteiro ainda vai até o Museu do Homem do Nordeste, onde será feita uma visita à última locomotiva de bondes que circulou na cidade. O grupo será levado até a Estação Ponte D'Uchoa; Campo do Derby; e pela antiga Estação Central do Recife, no bairro de Santo Antônio. O ônibus sai às  14h, da Praça do Arsenal.

O passeio a pé, neste domingo (12), será para o Pátio de Santa Cruz. Os inscritos vão conhecer a história do local e de seu entorno, passando também pelo Mercado da Boa Vista. O Pátio tem relação com a Igreja de Santa Cruz e com os aterros e ruas que surgiram para atender à expansão da cidade, surgindo ali um considerável acervo de edificações entre casarões, sobrados, palacetes, igrejas, conventos, escolas e hospitais. O Pátio já foi cenário de filmes nacionais como Lisbela e o Prisioneiro e Amarelo Manga. O passeio sai às 9h30, da Avenida Conde da Boa Vista, em frente ao Atacado dos Presentes.

Os antigos cais e atracadouros estão no roteiro a pé desta quarta-feira (15), que irá percorrer alguns cais que mesmo sem manter sua função, permanecem com seus nomes, como o Cais da Alfândega, do Apolo, de Santa Rita, do Imperador, da Aurora e outros. A caminhada começa às 14h, saindo da Praça do Arsenal.

As inscrições devem ser feitas pelo site do projeto, a partir das 9h desta sexta-feira (10). Todos os roteiros contam com guias de turismo e são gratuitos. É solicitado que os participantes levem um quilo de alimento não perecível.

 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.