Comemoração Atividades gratuitas para mães e filhos acontecem no fim de semana em espaços públicos do Recife

Publicado em: 09/05/2019 15:02 Atualizado em: 09/05/2019 17:01

Quem visitar o Econúcleo Jaqueira neste sábado (11) poderá participar da oficina de caqueiras. Foto: Irandi Souza/Divulgação.
Quem visitar o Econúcleo Jaqueira neste sábado (11) poderá participar da oficina de caqueiras. Foto: Irandi Souza/Divulgação.
Em comemoração ao dia das mães, o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte da capital pernambucana; o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste da cidade, e o Centro de Atendimento ao Turista Ambiental (CAT Ambiental), na Zona Sul do Recife, vão oferecer uma programação especial durante todo o fim de semana.

Quem visitar o Econúcleo Jaqueira neste sábado (11) poderá participar da oficina de caqueiras. A atividade, que acontece às 11h, vai  ensinar como produzir e manejar vasos utilizando materiais reaproveitáveis. Além disso, ainda vai mostrar como transformar objetos que iriam para o lixo em vasos sustentáveis, podendo ser usados para hortas ou mudas.

No domingo (12), as mães podem ir comemorar o dia participando de uma oficina de vermicompostagem com trilha ambiental, a partir das 15h30. A atividade mostra como se pode transformar o material orgânico que iria para o lixo em adubo natural utilizando minhocas. Após a prática, acontecerá uma caminhada entre as árvores. O percurso será feito com os pés descalços para estimular e aguçar os sentidos e a percepção.

À tarde, será oferecida uma oficina de artesanato especial para o dia das mães, às 14h30. Voltada para a construção de peças representativas de flores, a oficina irá utilizar técnicas de modelagem de papelão, colagens e garrafa PET para produzir os objetos. A atividade ensinará desde curiosidades sobre a biodiversidade à prática da reutilização e reciclagem de materiais.

O Jardim Botânico do Recife oferece, neste sábado, a caminhada ecológica “Trilha Selvagem”, às 9h. Na atividade, os participantes caminharão pela mata e percorrerão os caminhos do meliponário, lago e jardins de orquídeas, conhecendo as espécies no maior clima de aventura. A prática termina no Jardim Sensorial onde o público poderá ter estímulo dos sentidos no contato com a natureza.

Em seguida, os visitantes do local poderão conferir a oficina de mudas, às 10h30. Na atividade, irão aprender como usar materiais recicláveis para fazer o plantio em casa ou no apartamento, desde o cuidado e cultivo da semente até o crescimento e desenvolvimento da planta.

No domingo, a principal atividade no Jardim Botânico será a oficina de produção de repelente caseiro, que começa às 10h, e vai ensinar a como fabricar um repelente de insetos utilizando plantas medicinais e fitoterápicos.

A oficina busca integrar os conhecimentos populares com o uso correto e racional das espécies, além de proporcionar ao participante a oportunidade de fabricar um composto que não possui substâncias tóxicas que prejudicam o organismo, podendo ser utilizados por adultos, crianças e gestantes.

Às 11h, o público pode conferir uma oficina expositiva de artesanato com jornal, onde poderão conhecer diversos tipos de objetos feitos com a utilização do material, desde porta-trecos até móveis de decoração. O espaço sedia ainda uma oficina criativa de macramê. A técnica de tecelagem consiste em produzir peças traçando e atando os fios de tecido.

Em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, o CAT Ambiental do Segundo Jardim vai receber o público com uma programação com oficina de terrário e origami, além de uma contação de histórias sobre consciência ambiental e conservação dos rios.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.