Mobilidade Trânsito no bairro do Espinheiro muda a partir deste sábado (11)

Publicado em: 09/05/2019 16:34 Atualizado em: 09/05/2019 16:50

Intervenção da CTTU torna mão única as ruas Marquês do Paraná (foto) e Alfredo de Medeiros. Foto: Google Street View/Reprodução.
Intervenção da CTTU torna mão única as ruas Marquês do Paraná (foto) e Alfredo de Medeiros. Foto: Google Street View/Reprodução.
As ruas Marquês do Paraná e Alfredo de Medeiros, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, passam a ter sentido único de circulação a partir deste sábado (11). De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o objetivo é garantir a segurança viária do pedestre e melhorar o tráfego para os condutores que acessam o bairro da Encruzilhada. Nesta quinta-feira (9), materiais informativos começaram a ser distribuídos na área para informar sobre as mudanças.

Com a mudança, a Rua Marquês do Paraná passa a ser mão única no trecho entre as avenidas João de Barros e Norte. Assim, para acessar o sentido oposto, no trecho da via localizado entre as ruas Doutor Fernando Alain e Gomes Pacheco, o motorista que está na Rua Guadalupe deverá seguir em frente da Rua Gomes Pacheco, girar à esquerda na Rua Afonso Batista e à esquerda novamente na Rua Alfredo de Carvalho, para acessar a Rua Marquês do Paraná.

Já para acessar o trecho localizado entre a Avenida João de Barros e Rua Doutor Fernando Alain, o condutor que está na Rua Alfredo de Carvalho deverá seguir em frente na Rua Doutor Fernando Alain, girar à direita na pista local da Avenida Governador Agamenon Magalhães e à direita novamente na Avenida João de Barros.

Outra modificação será implementada na Rua Alfredo de Medeiros, que passa a ser mão única em direção à Rua da Hora. Dessa forma,motoristas que vêm da Avenida João de Barros para acessar a Rua Alfredo de Medeiros deverão girar à direita mais à frente, na Rua Afonso Batista e girar novamente à direita na Rua Alfredo de Carvalho. Um semáforo será instalado na Avenida João de Barros, entre as ruas da Hora e Alfredo de Medeiros, para ordenar os movimentos dos condutores e garantir mais segurança viária ao pedestre.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, afirmou que a expectativa com a implantação de mão única nas vias é melhorar o tráfego para os que seguem na Avenida João de Barros para acessar o bairro da Encruzilhada. "A intervenção permite também a distribuição das linhas de ônibus oriundas da Avenida João Barros e Rua do Espinheiro que circulam na Rua Alfredo de Carvalho em direção à Rua Castro Alves", disse.

Placas de sinalização e faixas de pedestres serão implantadas ou requalificadas para regulamentar a mudança de circulação nas vias e o disciplinamento do estacionamento na área. Equipes de agentes e orientadores de trânsito serão destacados para os principais pontos da intervenção com o intuito de orientar condutores e pedestres que circulam na área.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.