Ensino superior Reuniões sobre cortes nos orçamentos das universidades acontecem no Recife, em Caruaru e em Vitória

Publicado em: 07/05/2019 19:33 Atualizado em: 07/05/2019 19:40

Foto: Ricardo Fernandes/DP.
Foto: Ricardo Fernandes/DP.
A Associação de Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) realiza nesta semana três reuniões sobre os cortes de verbas nas instituições federais de ensino. No Recife, o evento acontece nesta quarta-feira (8), às 9h, no auditório da entidade. Em Caruaru, a reunião está marcada para esta quinta, às 16h, no auditório Mestre Vitalino. Em Vitória de Santo Antão, acontece um encontro na sexta (10), às 16h, no auditório do campus da UFPE na cidade da Mata Sul do estado.

As reuniões com professores, técnicos e estudantes terão as presenças do reitor Anísio Brasileiro e do pró-reitor de Panejamento da UFPE, Tiago Galvão. “Em janeiro, havia um decreto com a redução de 5,8 milhões no orçamento de investimento. Somados ao corte dos 50 milhões do total anual em custeio, vamos ter o funcionamento comprometido no segundo semestre letivo, o que prejudica a qualidade e a execução das atividades de gestão da UFPE”, afirma o pró-reitor.

Um levantamento feito pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), com dados públicos do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Ministério da Economia, mostra que os bloqueios na pasta não pouparam nenhuma das etapas da educação.

"Apesar do discurso do governo federal de dar prioridade à base do ensino público, ao menos R$ 2,4 bilhões que estavam previstos para investimentos em programas da educação infantil ao ensino médio foram bloqueados. As universidades federais estão sem R$ 2,2 bilhões. O contingenciamento vai na contramão do que defende o presidente Jair Bolsonaro (PSL) desde a campanha eleitoral: o aumento de investimento para a educação básica em detrimento do ensino superior", pontuou a Andifes.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.