Oportunidade Serviços de saúde serão levados para a Semana de Mobilização Cidadã da Ceasa

Publicado em: 07/05/2019 10:56 Atualizado em: 07/05/2019 10:59

Crédito: Cortesia
Crédito: Cortesia

Até a próxima sexta-feira (10), diversos serviços de saúde estarão disponíveis no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), para a 7ª Semana de Mobilização Cidadã. Entre as ações, estão a vacinação contra a gripe e exames no Mamógrafo Móvel da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife.

Nesta quarta-feira (8), o Mamógrafo Móvel estaciona na Ceasa das 8h às 12h, no Galpão próximo ao Pátio do Milho. Serão distribuídas 40 fichas para atendimentos de mulheres entre 50 e 69 anos (faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde). Para fazer o exame, é necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. O resultado do exame é entregue em até 20 dias na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela mais próxima ao local da ação.

Durante a Semana de Mobilização Cidadã, que acontece das 8h às 15h, a Sesau realizará vacinação contra gripe para os grupos prioritários da campanha. Poderão tomar as doses crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias), profissionais de saúde, professores de escolas públicas e privadas do Recife, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em cumprimento de medidas socioeducativas; detentos e funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como diabéticos, além de policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Ainda fazem parte dos serviços gratuitos oferecidos, no evento, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites; aferição de pressão e glicose; palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com entrega de preservativos e folders educativos; orientações em saúde bucal com distribuição de kits; emissão de Cartão SUS, além de instruções sobre arboviroses com distribuição de hipoclorito. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.