Saúde Aprenda a higienizar as mãos de forma correta e evite infecções

Publicado em: 07/05/2019 10:34 Atualizado em: 07/05/2019 10:38

Crédito: Shilton Araujo/Esp.DP
Crédito: Shilton Araujo/Esp.DP

A higienização das mãos é a principal medida de prevenção de infecções relacionadas aos cuidados de saúde. A prática é levada tão a sério que até um dia foi dedicado a ela: no último domingo (5) foi comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Em função disso, alertas estão sendo realizados durante toda esta semana no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista. O tema da campanha deste ano é "Cuidado Seguro para Todos está em suas Mãos”.

A conduta faz parte do protocolo de Segurança do Paciente, que vem sendo trabalhado há um mês no HMA, através de um treinamento envolvendo integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente, Educação Permanente e Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH). Porém, apesar de todas as medidas e cuidados tomados, as taxas de adesão a essa precaução ainda são baixas.

Para chamar atenção para o ato de higienizar as mãos, nessa segunda-feira (6), a Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH/ HMA) começou a espalhar na unidade vários desenhos de mãos, em cartolina, lembrando da importância de lavar as mãos antes de qualquer procedimento. A atenção especial é para quem tem contato direto e indireto com pacientes; quem atua na manipulação de medicamentos; quem lida com alimentos; e quem trabalha em contato com materiais estéreis/ contaminados.

O objetivo é incentivar a prática de higienizar as mãos na assistência à saúde para a segurança e qualidade do cuidado com o paciente. O alerta também é uma preparação para o próximo dia 15, Dia Nacional de Controle das Infecções Hospitalares, quando novas atividades serão realizadas no hospital.

Saiba como higienizar de forma correta as mãos
 
1 - Molhe as mãos com água.
2 - Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos.
3 - Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
4 - Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa.
5- Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
6 - Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa.
7 - Esfregue o polegar esquerdo com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se de
movimento circular e vice-versa.
8 - Friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda,
fazendo movimento circular e vice-versa.
9 - Enxágüe bem as mãos com água.
10 - Seque as mãos com papel toalha descartável.
11 - No caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel toalha
12 - Agora, suas mãos estão seguras.

Fonte: Anvisa



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.