Meio Ambiente Aprenda a plantar e cuidar de uma muda de árvore

Publicado em: 07/05/2019 10:10 Atualizado em: 07/05/2019 10:24

Crédito: Marlon Diego/Esp.DP
Crédito: Marlon Diego/Esp.DP

Os benefícios do plantio de mudas vão além do paisagismo. As árvores ajudam a melhorar a qualidade do ar, estocar carbono,naumentar o hábitat para diferentes grupos biológicos e a manter a diversidade genética. Além disso, elas ajudam a diminuir a poluição sonora, os particulados suspensos no ar (poeira) e as ondas de calor urbana. Elas também possuem uma importante função cultural, como melhoria da saúde mental e física da população.

Durante a Maratona Verde do Recife, que acontece entre os dias 3 e 9 de junho, a sociedade civil é convidada pela prefeitura a realizar o plantio de mudas na cidade. O material será recebido na casa dos cadastrados para ser plantada e locais estratégicos do Recife.

Toda árvore passa por três fases necessárias à sua manutenção:  plantio, manutenção e poda. Você sabe como cuidar e plantar uma muda? Confira abaixo as dicas:

As fases do plantio e manutenção das árvores:

1 – Plantio

Abra a cova com profundidade de 0,60m e abertura em função das medidas do alegrete, como recomendação. Admite-se que as aberturas poderão ter as dimensões mínima de 0,45m x 0,45m. A retirada da muda do recipiente deve ser procedida apenas no momento do plantio;

Adube o solo e prepare o berço com material orgânico (adubo);

Fixe uma haste no solo e amarre a muda a ela. Esta haste deve ser fixada no fundo da cova ao lado do torrão, sem prejudicar as raízes e devem apresentar altura total igual ou maior que 2,20 m, enterrando no mínimo 0,50.;

Irrigue a terra logo após o plantio até encharcá-la.;

2 – Manutenção 

Após o plantio, inicia-se o período de manutenção da arborização. Procure regar a muda 3 vezes por semana e adube pelo menos 2 vezes ao ano. 

3 – Poda 

A execução da poda deverá ser conduzida por pessoas habilitadas, sob supervisão técnica, utilizando-se materiais e equipamentos adequados e medidas de proteção aos profissionais e à população. 
 
MANUTENÇÃO DA MUDA

As etapas de manutenção da muda consistem:  
Regar a planta; 
Realizar adubação no entorno da planta;
Realizar podas de formação, limpeza e correção.

O que devemos observar durante o crescimento?
Se a muda tem galhos e folhas secas;
Se a muda está com crescimento retilíneo, sem inclinação;
Se tem presença de insetos, lagartas e outras infestações;
 
Fonte: Secretaria de Meio Ambiente Sustentabilidade do Recife (SMAS) 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.