Saúde Hospital das Clínicas realiza ação sobre doença reumatológica pouco conhecida

Publicado em: 05/05/2019 15:26 Atualizado em: 05/05/2019 21:07

Crédito: Peu Ricardo/DP
Crédito: Peu Ricardo/DP

O Ambulatório de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, promoverá uma ação de sensibilização para a Espondilite Anquilosante na próxima terça-feira (7). Essa doença reumatológica afeta a coluna vertebral e outras articulações, causando muitas dores e debilitando a vida do paciente. Se não tratada, ela pode evoluir para a perda irreversível dos movimentos da coluna vertebral.

A ação acontecerá na data em que se comemora o Dia Mundial da Espondilite Anquilosante e é destinada aos pacientes do ambulatório. “O objetivo para quem está procurando tratamento é enfatizar a importância dos cuidados com a doença e, para tal, serão distribuídos panfletos educativos. Quem já está em tratamento também contará com informações adicionais”, afirma Claudia Marques, responsável pela Área Ambulatorial de Espondilite Anquilosante do HC.

Tratamento e dados sobre a doença
Estima-se que até um em cada 100 indivíduos da população sofra com Espondilite Anquilosante, sendo mais comum que ela aconteça entre homens de até 40 anos. Sem imaginar que podem estar sofrendo de uma doença progressivamente limitante, os pacientes sofrem para encontrar um profissional adequdo e acabam aderindo a medidas paliativas e utilizando a automedicação.
 
Quem sofre com a doença vive em constante inflamação. Há ainda comorbidades associadas à EA, como doenças inflamatórias intestinais. Se não tratada adequadamente, a EA pode evoluir para a perda total ou parcial dos movimentos. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.