Dia das Mães Exposição interativa e gratuita destaca o poder de contar histórias para os filhos

Publicado em: 29/04/2019 14:41 Atualizado em: 29/04/2019 14:56

A contadora de histórias Carol Levy destaca a importância do livro na relação mãe-filho. Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação.
A contadora de histórias Carol Levy destaca a importância do livro na relação mãe-filho. Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação.
Uma exposição interativa e gratuita, em cartaz no Recife a partir do dia 5, mostra o poder de contar histórias para os filhos. Batizada de Retratos de Mãe, a exposição da fotógrafa Andréa Leal, em co-criação com a jornalista Cláudia Bettini, valoriza o momento em que uma mãe conta histórias para o filho. A mostra pretende para resgatar esse instante de conexão que não só estimula a leitura, a cultura, o cognitivo, mas, principalmente, os sentimentos que unem mães e filhos e que sempre são revividos na memória afetiva.

A abertura acontece às 17h deste domingo (5). A exposição ficará em cartaz no mês de maio em mostras simultâneas no Recife, no rooftop do Shopping Tacaruna, e em São Paulo, na galeria Studio Trend. Haverá contação de história especial de Carol Levy e visitação todos os domingos do mês de maio, sempre a partir da 17h, fazendo parte da programação do mês das mães.

As fotografias receberam intervenção da artista plástica Luciana Maia.Entre as personagens, mães que encontraram nos textos ou canções maneiras de se comunicar ou estimular filhos autistas ou com microcefalia além daquelas que buscam tornar especiais os momentos de presença depois da volta do trabalho. Depoimentos das mães poderão ser vistos na exposição interativa, por meio de um aplicativo de realidade aumentada, cada vez que o celular for posicionado em frente à tela da personagem.

Importância

De acordo com a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a figura da mãe é fundamental no desenvolvimento do gosto pela leitura, especialmente quando comparada à influência do pai ou de algum familiar. Para o escritor norte-americano Maurice Sendack, pessoas que tiverem na infância a experiência de viver esses momentos de colo enquanto ouviam histórias, sempre associarão a experiência de leitura a esse contato. Segundo ele, essa é uma ligação que dura a vida inteira.

A leitura é um elemento fundamental na construção de vínculos. As palavras oferecem colo e contorno, estabelecem limites e dão voo à imaginação. A voz da mãe é a primeira que apresenta o mundo, numa linguagem carregada de afeto que contam histórias reais ou inventadas, dos livros ou da vida, muitas vezes ainda na gestação, durante a amamentação, no berço ou na cama antes de dormir, dentro do carro em uma longa viagem, nos momentos de banho, de troca de roupas ou mesmo nas férias deitados na rede.

Para Carol Levy, esse vínculo em casa se forma quando você fica com seu filho, diante de um livro aberto, contando histórias. Depois de escolher essa história especial pra vocês, eleja um cantinho aconchegante e crie um ritual: um lugar, um horário (que pode ser antes de dormir, depois do almoço), uma música, um som, um assobio pra marcar o início dessa aventura. De uma forma muito de vocês, muito especial, vocês estão construindo memórias afetivas e esses vínculos pra vida. "Quando a gente sente emoção, a gente consegue transmitir isso quando lê", diz.

Serviço:
Quando: 5 de maio (domingo)
17h - Abertura da programação do mês das mães Recanto da Mamãe, no rofftop do Shopping Tacaruna (bate-papo com o obstetra Thiago Saraiva sobre parto e puerpério, com a participação das doulas Mariana Carvalheira e Luiz Bortollozo)
17h40 - Abertura da Exposição Retratos de Mãe, da fotógrafa Andrea Leal, com contação de estória especial de Carol Levy
18h - Show de Isadora Canto com participação especial de Mariane Bigio
17h às 19h - Espaço sensorial para bebês com Casa das Asas




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.