Programação Show e roda de diálogo no fim de semana do Paço do Frevo

Publicado em: 26/04/2019 18:19 Atualizado em:

Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife.
Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife.
Neste sábado (27), o Observatório do Frevo apresenta o tema “Roda e avisa: O frevo na rádio, TV e internet”, às 15h, no 3º andar do Paço. O acesso é gratuito e terá a participação de Patrick Torquato, radialista da Frei Caneca FM e DJ; Bianka Carvalho, jornalista da Rede Globo Nordeste. A mediação é de Otávio Bastos, passista, professor e idealizador do canal de YouTube Mexe com Tudo.

"É uma conversa de quem faz rádio, TV e internet sobre o frevo e de como ele tem chegado nesses lugares. Também vamos refletir sobre como podemos ir além do que se tem feito. Como a gente pode conseguir se conectar de uma forma mais potente", conta Bastos, que é discípulo do lendário Nascimento do Passo. Foi com esse mestre que Otávio desenvolveu sua paixão pelo frevo. Atualmente, ele dá aulas de "cinquentão" no Paço do Frevo. Tal estilo se caracteriza por ser pouco acrobático, aberto a improvisações e, portanto, mais acessível ao grande público.

Em 2018, o canal Mexe com Tudo conquistou o Prêmio Ayrton Almeida de Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural, na categoria Promoção e Difusão. O veículo, totalmente dedicado ao frevo, foi criado por Otávio Bastos para difundir as histórias e particularidade do ritmo mais pernambucano de todos.

Bastos viu na criação do canal uma forma de continuar mantendo contato com alunos de várias partes do mundo - visto que ele viaja bastante para ensinar a dança frevo - e ampliar sua difusão para além da época do carnaval. Outra coisa que faz questão de comentar é a participação no Mexe com Tudo de gente que vive o frevo. "São pessoas que fazem parte da própria comunidade falando a respeito da comunidade e refletindo sobre o mundo a partir do frevo, o ano inteiro", destaca.

Serviço
Observatório do Frevo
Tema: “Roda e avisa: O frevo na rádio, TV e internet”
Com Patrick Torquato, Bianka Carvalho e Otávio Bastos
Onde: 3º andar do Paço do Frevo
Acesso Gratuito

Paço do Frevo
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife.
Horário de funcionamento: Terças a sextas, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 18h; Fechado às segundas.
Entrada: R$ 10 e R$ 5 (meia). Gratuito às terças-feiras.
Telefone: (81) 3355-9500
Site: www.pacodofrevo.org.br


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.