Saúde Vacina contra gripe pode ser tomada na orla de Bairro Novo

Publicado em: 24/04/2019 15:04 Atualizado em: 24/04/2019 15:06

Crédito: Paulo Paiva/DP
Crédito: Paulo Paiva/DP

A partir desta quarta-feira (24), o quiosque da Secretaria de Saúde de Olinda instalado no calçadão da orla de Bairro Novo fará a imunização dos banhistas e frequentadores da praia contra a influenza. 

A vacinação será realizada de segunda a sexta, das 9h às 11h, durante todo o período da campanha nacional, iniciada no começo de abril. O trabalho conta com a participação de equipes do Programa Nacional de Imunização de Olinda (PNI), Coordenação de Promoção à Saúde e da Gerência de Políticas Estratégicas do município.

Segunda fase
Até a semana passada, apenas crianças, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) estavam recebendo a dose contra a gripe nos postos de saúde. A partir da última segunda-feira (22), todos os grupos considerados prioritários podem ir a uma unidade básica de saúde para serem imunizados.

Além dos profissionais das forças de segurança e salvamento, devem receber a vacina trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos (a partir dos 60 anos); professores; pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional.

A campanha segue até 31 de maio. O ministério deve enviar aos estados um total de 64,7 milhões de doses contra a gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos considerados prioritários.

Vacina
A dose utilizada este ano sofreu mudanças em duas das três cepas que compõem a vacina e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul ao longo de 2018, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) – incluindo o H1N1.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.