Turismo Olha! Recife oferece quatro opções de passeios gratuitos até domingo (28)

Publicado em: 22/04/2019 15:18 Atualizado em: 22/04/2019 15:27

A Rua do Bom Jesus é uma das paradas do Curiocidades nesta quarta-feira. Foto: Marcos Pastich/PCR/Divulgação.
A Rua do Bom Jesus é uma das paradas do Curiocidades nesta quarta-feira. Foto: Marcos Pastich/PCR/Divulgação.
O projeto Olha! Recife, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da capital pernambucana, oferece nesta semana quatro opões de passeios passeios turísticos. O primeiro acontece nesta quarta-feira (24). O CurioCidades terá como tema "Nações do Recife". No sábado (27), o Olha! Recife a vai apresentar a temática Recife Holandês. Já o domingo (28) será de contemplação das arquiteturas da área central do Recife.

O Curiocidades, roteiro turístico acompanhado de atores, vai levar os inscritos para encontros com representantes de diversas nacionalidades que têm relação com os atrativos recifenses. No passeio, ingleses estarão em frente à antiga sede da Western Telegraph; na Rua do Bom Jesus, judeus farão a recepção dos participantes; portugueses, na Rua do imperador, e muito mais. O passeio tem saída às 14h, da Praça do Arsenal.

No sábado, quem quiser participar do passeio a pé tem a opção de fazer o Recife Holandês, que relembrará a influência holandesa na história da cidade. Este circuito é realizado em parceria com o Consulado da Holanda e vai levar os participantes ao Museu a Céu Aberto, Rua do Bom Jesus, Cais da Alfândega, Ponte Maurício de Nassau, Praça da República, Palácio do Campo das Princesas, Palácio da Boa Vista e Forte das Cinco Pontas. A saída será às 9h, da Praça do Arsenal.

No mesmo dia, o Olha! Recife de ônibus vai levar os inscritos para dois museus da cidade. A primeira parada será no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, que conta com um acervo com grande variedade de objetos, tanto em peças requintadas, que pertenceram às famílias da aristocracia açucareira quanto peças simples utilizadas pelos homens do povo daquela época. Depois, o grupo segue para o Museu Murillo La Greca, no Parnamarim, espaço que comporta um acervo de 1,4 mil desenhos com técnicas de fusain, crayon, pastel e sanguínea. O museu ainda tem discos, livros, mobiliários e cartas históricas. O ônibus sai às 14h, da Praça do Arsenal.

Com o tema "Nichos, Figuras e Relevos", o Olha! Recife a pé do domingo será em homenagem a Luiz Almeida, assíduo participant do projeto que morreu no início deste mês. O tour será para observar o que muitas vezes passa despercebido aos olhares apressados da população. Olhando para o alto, os inscritos vão poder conhecer detalhes nas decorações das fachadas, nichos e platibandas de diversas edificações. Na rota, estão o prédio da antiga Livraria Continental, Igreja Madre de Deus, Paço Alfândega, Palácio da Justiça, Edifício Ouro Branco e outras edificações. A saída será às 9h, também da Praça do Arsenal.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Olha! Recife. Para o tour CurioCidades, o cadastro já está disponível. A partir da sexta-feira (25), ficam disponíveis as inscrições dos outros passeios. Todos os roteiros contam com guias de turismo e são gratuitos. Os participantes devem levar um quilo de alimento não perecível no dia do tour.

 

 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.