Páscoa Arcebispo celebra Missa dos Santos Óleos na Igreja da Sé, em Olinda

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/04/2019 12:26 Atualizado em: 18/04/2019 13:40

Foto: Peu Ricardo
Foto: Peu Ricardo
Seguindo os ritos para a chegada da Páscoa, na manhã desta quinta-feira (18), foi celebrada a Missa dos Santos Óleos, na Igreja Sé, em Olinda. Todos os padres, discípulos e párocos das 140 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife estiveram reunidos para receber os óleos de oliva que serão utilizados nas igrejas nos momentos de sacramentos, como a Crisma, o Batismo e a Unção dos Enfermos. O líquido foi abençoado pelo arcebispo dom Fernando Saburido, que presidiu a missa.

A reunião do clero simboliza o momento em que Jesus jantou com os apóstolos antes de ser crucificado. "Começamos o Tríduo Pascal, como parte da tradição da Igreja em reunir todo o clero para celebrar a instituição da Eucaristia e do ministério sacerdotal. Justamente porque na quinta-feira Santa foi o dia em que Jesus se reuniu com os apóstolos para celebrar a última ceia, já que no dia seguinte morreria na cruz", comentou o arcebispo dom Fernando Saburido.

Às 9h, uma procissão saiu da Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, no bairro do Amparo, também em Olinda. Durante a missa, em referência ao tema da campanha da Fraternidade 2019, "Fraternidade e Políticas Públicas", Saburido defendeu uma sociedade mais justa, que garanta os direitos de todos. "Também é a ocasião que nós abençoamos e consagramos os óleos que serão utilizados nas Paróquias durante todo o ano. É um momento em que celebramos a unidade da Diocese com todo presbitério, diáconos e bispos para lembrar esse momento em que Jesus institui a Eucaristia e o ministério sacerdotal".

Para o professor Flávio Cardoso, de 35 anos, que congrega na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no bairro do Curado, participar das missas na Semana Santa servem de preparação para o domingo de Páscoa. "Sinto que meu espírito se prepara nesse momento. Reflito sobre a caminhada de Jesus na terra, seu sacrifício e o milagre da ressurreição. É um momento que me traz esperança", comenta.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.