Mobilidade Avenida Beira Rio ganha faixa reversível de trânsito

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 16/04/2019 07:34 Atualizado em:

Com o ajuste na sinalização, a faixa central, que tem o funcionamento padrão em direção à Ponte da Capunga, torna-se uma faixa reversível. 
Foto: Paulo Paiva/DP. (Com o ajuste na sinalização, a faixa central, que tem o funcionamento padrão em direção à Ponte da Capunga, torna-se uma faixa reversível. 
Foto: Paulo Paiva/DP.)
Com o ajuste na sinalização, a faixa central, que tem o funcionamento padrão em direção à Ponte da Capunga, torna-se uma faixa reversível. Foto: Paulo Paiva/DP.
A Avenida Beira Rio, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, passa a ter, a partir de hoje, uma faixa reversível, no trecho entre as ruas José Osório e Clóvis Beviláqua. Ou seja, as três faixas de rolamento existentes entre essas vias serão redistribuídas com o objetivo de aumentar a capacidade da Beira Rio, de acordo com a maior demanda de fluxo de veículos, que varia de acordo com o horário. A intervenção também pretende dar mais segurança viária aos pedestres e condutores.

Com o ajuste na sinalização, a faixa central, que tem o funcionamento padrão em direção à Ponte da Capunga, torna-se uma faixa reversível. Dessa forma, apenas nos dias úteis e das 15h às 20h, a circulação da faixa central funciona em direção à Ponte da Torre. A faixa reversível será implantada com o auxílio de cones e balizadores de trânsito para garantir a segurança da operação. Além disso, a via receberá nova sinalização vertical e horizontal com placas educativas e regulamentares. Para auxiliar condutores e pedestres, um efetivo permanente de 10 agentes e orientadores de trânsito dará apoio à ação. De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a medida é fruto de estudos que apontaram a necessidade. “Na localidade, existe um estreitamento natural da calha viária e foi verificada a necessidade de viabilizar um melhor aproveitamento do espaço disponível. Com a criação de uma faixa de rolamento reversível, que funcionará em sentidos alternados de acordo com a necessidade de cada horário, o trecho ganha mais fluidez”, disse.

Com o intuito de informar a população sobre o funcionamento da faixa reversível, materiais informativos começaram a ser distribuídos desde ontem e seguem até amanhã. Após esse período, além do efetivo fixo, agentes de trânsito permanecerão no local para reforçar a orientação de pedestres e condutores durante as primeiras semanas do funcionamento da operação.

Outras duas experiências com faixas reversíveis são feitas nas pontes do Limoeiro e Princesa Isabel.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.