Clima Chuvas fortes devem dar trégua à tarde, segundo Apac

Publicado em: 12/04/2019 10:05 Atualizado em: 12/04/2019 12:54

Recife Antigo em meio ao temporal. Foto: Leandro de Santana/especial DP
Recife Antigo em meio ao temporal. Foto: Leandro de Santana/especial DP
As chuvas fortes registradas nesta manhã devem dar uma trégua à tarde e à noite, segundo previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Por conta do temporal, o trânsito está complicado em diversos pontos da Região Metropolitana do Recife, com registro de alagamentos. Segundo o meteorologista Fabiano Prestrelo, da Apac, os trovões, raios, relâmpagos e rajadas fortes de vento se devem às nuvens chamadas cumulonimbus.

O aviso hidrometeorológico emitido pela Apac, às 9h de hoje, prevê mais pancadas de chuvas com intensidade moderada a pontualmente forte em municípios compreendidos na Região Metropolitana, Mata Sul, Mata Norte e Agreste até amanhã (13).

Pela manhã, uma barreira deslizou em Sapucaia de Dentro, em Olinda, e atingiu uma casa onde estavam duas pessoas. Não há feridos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a casa fica na Rua Severino Semeão Goiana de Miranda. Três viaturas da corporação estiveram no local, além da Defesa Civil do município.

Bairro de Sapucaia, em Olinda. Foto: Tarciso Augusto/especial DP
Bairro de Sapucaia, em Olinda. Foto: Tarciso Augusto/especial DP
Em meio à chuva, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, lança, nesta manhã, o mutirão da Operação Inverno da Prefeitura do Recife, no Brejo da Guabiraba. O objetivo da ação é preparar os moradores para o período de chuvas, entre os meses de abril a julho. A ação está acontecendo porta a porta com jovens do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil da Escola Municipal São Cristóvão.

Além das medidas de conscientização e prevenção, também estavam previstas ações de colocação de lona, capinação e vistorias de monitoramento e entrega de material de orientação aos moradores. A região também está recebendo uma obra do Programa Parceria, onde a prefeitura entra com material e orientação técnica e o morador, com a mão de obra.

Rua da Harmonia, em Casa Amarela. Foto: cortesia
Rua da Harmonia, em Casa Amarela. Foto: cortesia
A Operação Inverno 2019, da Prefeitura do Recife, conta com trabalho de 11 secretarias e órgãos, 6.145 funcionários envolvidos e investimento total de R$ 81 milhões. Somente a Defesa Civil programou 47 mil vistorias, 16 mil pontos de lonas aplicados, 12 simulados de prevenção de desastres, entre outras ações.

Mais informações em instantes


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.