Abastecimento Cidades do Sertão do Pajeú têm rodízio de água reduzido após chuvas

Publicado em: 08/04/2019 21:11 Atualizado em: 08/04/2019 21:15

Crédito: Roberto Ramos/Aqui PE/D.A Press
Crédito: Roberto Ramos/Aqui PE/D.A Press

Os 34 mil moradores dos municípios de Iguaraci, Ingazeira, Tuparetama e Solidão, no Sertão do Pajeú, terão mais água nas torneiras. As chuvas das últimas semanas melhoraram os níveis dos mananciais que abastecem esses municípios. Por isso, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) afirmou que trabalha para reduzir o rodízio. 
 
O distrito de Jabitacá, que fica em Iguaraci, já teve o fornecimento de água ampliado, depois que a barragem de Porção atingiu 80% de sua capacidade total de armazenamento. O município agora recebe água todos os dias, de segunda a sexta-feita, deixando para trás o rodízio, que era de três dias com água e dez sem.
 
Em Iguaraci, Ingazeira e Tuparetama, haverá o reforço do abastecimento. Um novo calendário de abastecimento será divulgado. A barragem do Rosário saiu do colapso – atingiu um volume de 5,5 milhões de metros cúbicos, o que representa 16% de sua capacidade total.

A cidade de Solidão, que estava sendo abastecida por caminhões-pipa devido ao colapso da barragem de Nossa Senhora de Lourdes em 2018, passou a receber água nas torneiras em um cronograma de quatro dias com água e dez sem. A Compesa voltou a operar a rede de abastecimento e a barragem está com 50% de sua capacidade total, que é de 539 mil metros cúbicos. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.