Evento OAB-PE realiza série de palestras na Semana Mundial da Saúde

Publicado em: 03/04/2019 13:55 Atualizado em: 03/04/2019 14:05

Evento acontece no auditório da OAB. Foto: Fabiano Alves/Divulgação.
Evento acontece no auditório da OAB. Foto: Fabiano Alves/Divulgação.
Em comemoração à Semana Mundial da Saúde, a OAB Pernambuco promove dois dias de palestras sobre as questões jurídicas envolvidas em casos de pacientes que necessitam de cuidados paliativos, bem como os que precisam de tratamento de saúde mental. O evento é destinado para operadores do direito e profissionais da área de saúde, e será realizado nos dias 8 e 9 de abril, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA), no auditório da OAB, área central do Recife.

"O intuito é reunir nos dois dias de palestras operadores do Direito, e pessoas que trabalhem na área de saúde. Os cuidados paliativos, por exemplo, têm divergências no âmbito da medicina tanto do ponto de vista científico, quanto do ponto de vista humano e, quando necessário, levanta uma série de questões sobre a autonomia do paciente", explica o presidente da Comissão de Direito e Saúde (CDS), Diógenes Souza.

Nesta segunda-feira (8), o objetivo será debater questões relacionadas a cuidados paliativos dos pacientes, a diferença entre a autonomia do paciente e o abandono do tratamento. Nesse dia, evento contará com três palestras as quais serão mediadas pela CDS que coordena o evento, e contará com a participação de Zilda do Rego Cavalcanti, médica paliativista, mestre em medicina interna pela UFPE, tutora do curso de medicina da FPS e conselheira do Cremepe. Maria Eunice Santos Ribeiro, psicóloga clínica e pós-graduada em cuidados paliativos, assume a segunda parte do evento.

No segundo dia, o evento pretende debater questões pertinentes à judicialização da saúde mental e a visão de um médico psiquiatra especialista acerca da saúde mental. Kariele Raiane Santos Ribeiro, advogada, membro da CDS, e o médico psiquiatra José Carlos Escobar conduzirão as palestras do dia 9. As inscrições são gratuitas pelo site da ESA.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.