ENERGIA ELÉTRICA Celpe combate furto de energia em lava-jatos do Recife

Publicado em: 20/03/2019 17:24 Atualizado em: 20/03/2019 17:44

Companhia identificou cinco estabelecimentos com ligações clandestinas. Foto: Celpe / Divulgação
Companhia identificou cinco estabelecimentos com ligações clandestinas. Foto: Celpe / Divulgação

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) deflagrou nesta quarta-feira (20) uma operação contra irregularidades detecadas por ela em lava-jatos localizados na Estrada Velha do Bongi, Bairro do Bongi. Além do combater o furto de energia elétrica, a ação tem a finalidade de evitar acidentes provocados por ligações clandestinas. Na operação, que contou com o apoio da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), foram identificados cinco estabelecimentos com ligações irregulares de energia. Com isso, a Celpe recuperou aproximadamente 63.000 kWh (quilowatts hora), montante suficiente para abastecer 500 residências por mês. Pelo menos duas pessoas foram autuadas por crime de furto e outras 10 conduzidas a Delegacia da Mustardinha, onde prestaram depoimento.

A operação foi solicitada pela concessionária à Polícia Civil após indícios de fraudes nas instalações elétricas dos estabelecimentos. Durante a fiscalização, técnicos da empresa constataram que dos cinco lava-jatos inspecionados, quatro estavam ligados de modo clandestino na rede elétrica e um realizava desvio de energia no ramal de medição (medidor) para que não fosse registrado o consumo real. Nos locais foram encontrados grande acúmulo de fios, o que poderia representar risco de incêndio e acidentes graves envolvendo energia elétrica, já que algumas ligações clandestinas estavam instaladas em baixa altura e poderiam ser alcançadas por jovens e adultos. Além de efetuar a cobrança dos valores devidos de energia elétrica, a concessionária formalizou notícia-crime junto à Polícia Civil, para a aplicação das sanções previstas em lei. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.